Terra do Grão-Pará encanta o mundo


FASHION WEEK
A coleção uniu os talentos de Ronaldo Fraga e Marcos Costa na passarela

Os paraenses estão com tudo e não estão prosas. Não é para menos. O Pará foi um dos grandes destaques da 33ª edição da São Paulo Fashion Week (SPFW), realizada nesta última semana. Com a coleção "Turista Aprendiz na Terra do Grão-Pará", o estilista Ronaldo Fraga mostrou a beleza da cultura, flora, fauna e da gente da terra do açaí e do carimbó. Para completar, aliou ao seu desfile a expertise de Marcos Costa, maquiador da Natura, que deu um toque todo especial aos makes e cabelos dos modelos na passarela.
O desfile foi marcado pela ousadia dos modelos preparados pelo estilista e maquiador - vestidos com estampas fortes e coloridas, longos e curtos e com motivos geométricos que faziam referência à madeira da região. Ronaldo Fraga baseou toda a sua coleção verão 2013 nas viagens etnográficas de Mário de Andrade e na história dos paraenses na utilização da madeira de lei.
A inspiração da coleção veio após visita à Cooperativa de Biojoias de Tucumã, no sudeste do Pará, entre os meses de março e junho. Do município, Fraga trouxe as cores fortes e vibrantes para os acessórios da coleção que valorizam a flora amazônica e são feitos com semente de açaí, jupati, morototó, jarina, dedo de índia, paxiubinha e ouriço de castanha, além de fragmentos de madeiras, como amarelão, ipê, cumaru, muracatiara, tatajuba e roxinho.
Medusas
Marcos Costa criou as "Medusas Eletrônicas" com acessórios extremamente exóticos em toda a produção. "Medusas porque em um piscar de olhos elas podem se transformar em castanheiros, uivaras ou matintapereras", afirmou o expert.
O make foi feito com os produtos da linha Una, que proporcionou beleza e sofisticação do look na passarela. "Eu quis voltar à atenção de quem estava olhando para os cabelos, fazendo uma maquiagem leve e de efeito saudável", afirmou.
No encerramento do desfile, Ronaldo Fraga leu um texto do livro Turista Aprendiz, uma releitura de uma carta dos poetas Mário de Andrade e Manuel Bandeira, que descreve a beleza da região.