Gastando a Bola Editorial da Clube - Por Paulo Vasconcellos


Os tribunais em vez dos campos de futebol
A jurisprudência esportiva aparece como principal elemento nas questões do futebol das Séries C e D, amparando liminares emitidas por filiados da CBF que pleiteiam vagas e com isso a competição está prejudicada. O mérito do julgamento corresponde a recursos protocolizados na Justiça Comum, quando o correto seriam os corredores dos tribunais desportivos, mas os representantes dos Clubes, se anteciparam e buscam seus direitos através de reivindicações que eles acham que ser conveniente.
Já se vão três semanas que os Campeonatos estão com suas datas indefinidas e até correm riscos de não acontecerem. Caso não haja empenho maior da CBF, acredita-se que os prejuízos serão incalculáveis, com ressonâncias para os representantes do Pará que estão investindo em seus elencos, mas não tem receitas para arcar com as folhas de pagamentos.
Não é isso que o torcedor quer, pois ele é quem sustenta o clube, pagando ingressos e incentivando os atletas nos jogos valendo pontuações no campeonato. O momento é de indefinições e os tribunais avaliam recursos das partes interessadas. O reflexo do futebol brasileiro mostra que a desorganização está atrapalhando em todas as esferas, razão pela qual, há incômodos que generalizam circunstancias. Talvez, a criação de uma “Liga Brasil” fosse a solução mais viável, mas a jurisprudência volta a ser a ponte de equilíbrio, inviabilizando qualquer outra forma de competição. Os dias estão se passando e o descrédito da entidade maior do futebol brasileiro, sendo discutido de ponta a ponta do país.

*O autor é cronista esportivo em Capanema.