Fundação Curro Velho abre inscrições para as oficinas do mês de abril


São 99 oficinas de arte e ofício que a Fundação Curro Velho irá ofertar no mês de abril. As oficinas são voltadas para crianças, jovens e adultos. Oficinas de arte como pintura, desenho, serigrafia, costura (criação de figurino), estamparia com carimbo, desenho e gravura, iniciação ao violão, canto coral, dança de salão e informática básica, entre outros.
Os alunos da rede pública de ensino (fundamental e médio) estão isentos da taxa de inscrição, mas devem apresentar a declaração da escola onde estão matriculados. Os demais alunos, como universitários, alunos da rede particular de ensino e comunidade em geral pagam uma taxa única de R$ 20. O período de inscrição será de hoje a 5 de abril, na sede da Fundação Curro Velho, bairro do Telégrafo, e na Casa da Linguagem, na avenida Nazaré, nº 31. Os alunos devem fazer sua inscrição no local onde será realizada a oficina, de 9 às 17h.
Segundo o Gerente de Artes Visuais, Raimundo Calandrino Júnior, o módulo de oficinas de abril oferece uma variedade de atividades que vai da iniciação ao desenho à criação de personagens em 3D. "Para o público de 7 a 12 anos, vamos oferecer oficinas de arte visuais para crianças, teclado, ballet, desenho e pintura para crianças. E no Infocentro do prédio-sede do Curro Velho teremos duas oficinas voltadas para a criação de personagens em 3 D voltada para crianças com idade a partir de 12 anos", ressalta.
A instrutora da oficina desenho e pintura para crianças, Andréa Feijó, explica que a oficina irá trabalhar o sentido do grupo e de consciência da importância do outro na construção da própria identidade. "Sabemos que o pensamento da criança nessa faixa etária é cada vez mais estruturado devido ao desenvolvimento da linguagem. Nesta fase, as crianças já compreendem bem as regras e o sentido de coletividade. A imaginação e a criatividade estão direcionadas para o relacionamento em grupo, comprometidas com a modelagem da própria identidade e com a construção de sentido para a realidade, a partir das referências sócio-culturais que a circundam. Vamos trabalhar experimentações coletivas, buscando articular a linguagem verbal e visual, a partir de proposições utilizando o desenho, a pintura e a colagem", diz.
Para os interessados em artes cênicas, são cerca de 14 oficinas que envolvem iniciação teatral, dança de salão, dança de rua, técnicas circenses, iniciação ao tango, teatro, voz e música, entre outros.
Para área de música são oferecidos iniciação ao violão, teclado, cavaquinho, canto coral e percussão. Na unidade do Curro Velho localizada em Nazaré, na Casa da Linguagem haverá oficinas de dança do ventre, dança de salão, na área de cênicas. Violão, percussão corporal e canto coral em música; e na área de Linguagem Visual serão oferecidas teremos moda em papel; como criar uma coleção de moda; histórias em quadrinhos; modelando figuras com papel; animação stop motion e desenho para ilustração de livros.
A Casa da Linguagem é a referência da Fundação Curro Velho na área de linguagem verbal. São cerca de 15 oficinas voltadas para redação, leitura e produção de texto, leitura: a imagem da palavra que irá trabalhar com textos publicitários; leitura e interpretação de texto. Essas oficinas são realizadas na avenida Nazaré, nº 31, esquina com avenida Assis de Vasconcelos.
ü Serviço
Interessados nas oficinas da Fundação Curro Velho devem comparecer amanhã, a partir de 9h, na sede da instituição, na rua Professor Nelson Ribeiro, 287 (no final da Travessa Djalma Dutra) caso sua oficina seja ofertada para o prédio sede. E para as oficinas da Casa da Linguagem, na avenida Nazaré, nº 31.
O horário de atendimento ao público é de 9h às 17h. Documentação necessária: identificação; comprovante de residência e declaração da escola (se for aluno da rede pública) e para os demais o pagamento da taxa de 20 reais.
Período de inscrição: 19 de março a 5 de abril
Realização das oficinas: 8 a 26 de abril
Informações pelo www.currovelho.pa.go.br ou pelo facebook no perfil currovelhofcv ou pelos telefones 3184-9100 ou 8895-1334