Coluna do PV



Salve-Salve amigos leitores!

Tratar a cultura com zelo é responsabilidade social atrelada a dedicação. Por essa razão, Capanema está ganhando um polo para instalação de uma escola de música sob a tutela do Conservatório Carlos Gomes. Empenho de frei Gilson Mariano (foto), vigário Paroquial, que está trabalhando nos bastidores e falta pouco para a  consolidação. Atitude que merece aplauso e reverência.

Mangas
Tem de toda a espécie e a safra, mesmo rápida satisfaz os muitos adeptos de comer essa fruta que tem a preferência do povo paraense principalmente. A riqueza nutricional da manga é outro item que faz aumentar o consumo e as cargas das árvores embelezam a paisagem da cidade.

Fartura
A época de mangueiras frondosas tem peculiaridades e o preço em queda no mercado, faz com que sejam destinadas até campanhas de doações da fruta.  Uma placa colocada na fachada de uma casa despertou a curiosidade de quem passa pelo local. “Doa-se mangas”.

Carroças
Transporte alternativo para conduzir pequenas cargas que tem tradição em Capanema, requer perícia por parte de seus proprietários que às vezes relaxam e não fazem reformas, fator que pode contribuir para a escassez da freguesia.

Corpus Christi
Começa a contagem regressiva para a realização da procissão que junta Fé e  criatividade nas ruas decoradas de acordo com o tema elaborado pela Paróquia de Capanema. Os grupos já estão se reunindo para ser feita a coleta do material a ser usado, bem como a divisão dos trechos que vão ser enfeitados.

 Novidade
 Como Corpus Christi requer perfeição na confecção do tapete colorido feito no trajeto por onde vai passar a procissão, a coordenação inovou e outros ingredientes serão usados na decoração deste ano.

Reciclagem
Juntar o útil ao agradável, é a intenção da coordenação do evento deste ano, pois a Paróquia iniciou campanha e arrecadação de garrafas Pet que serão utilizadas para a confecção de obras de arte para se juntarem aos outros pontos artísticos.

Caramujos
O inverno está mais forte e com ele o aumento de caramujos nas ruas da cidade, causando preocupação aos moradores das áreas onde eles se proliferam. Autoridades sanitárias precisam fazer campanhas de extermínio a esses pequenos intrusos que continuam aumentando sua população.

Empregabilidade
O setor comércio tem garantido a maior fatia na geração de empregos em Capanema, fator que ratifica a polarização que o município ostenta. Ainda há escassez de indústrias que possam contribuir com o mercado de trabalho interno, sendo esse um assunto que precisa ser debatido para que a teoria dê lugar a  prática.

98 anos
No dia 3 de março a Assembleia de Deus de Capanema, completou 98 anos e no templo central foi celebrado culto em ação de graças para comemorar a data. O município de Capanema foi o primeiro do interior do estado a receber a missão da AD, depois da capital.

 Reestruturação
Tempos atrás foi fundada em Capanema a Associação Protetora de fissurados no lábio palatal que atendia pela sigla ASPROFIL, entidade criada pelo saudoso Paulo Oliveira que foi vereador em Capanema. De acordo com fonte segura, depois de muito tempo sem atividades, existem possibilidades do retorno dessa entidade que tanto contribuiu no amparo às pessoas portadoras de lesões lábio leporinas.

Parafraseando: “Se a Fé costuma não falhar, temos de multiplicar nossos atos para não reclamarmos mais adiante”.

Fragmento Poético: “O rastro da poesia/ilustra os pontos cardeais/formados por laços criteriosos/conjecturando a frase em sincronia”. Palavras do Poeta.

Ler pra Crer: “Todos os vossos atos sejam feitos com amor” (I Cor 16,14)

Saudação: Dedico ao contabilista Francisco Sales do Nascimento, administrador do Escritório Carlos Lima, empresa parceira do JC.

“A mulher é a flor que merece ser protegida em qualquer que seja o jardim”. (PV).

Paz e Luz!

Assim Seja!