Em São Caetano, PA, foliões aproveitam o Carnaval com folclore

Em São Caetano de Odivelas, no nordeste do Pará, os foliões aproveitaram o último dia de Carnaval com folclore. Quem saiu pelas ruas foi o Boi de Máscara Faceiro.
Tudo era fantasia, mas os personagens são de outra festa: os cabeçudos, pierrô e o boi fazem parte do folclore junino e surgiram do imaginário dos moradores no início do século passado.
Em tempo de Carnaval, é só a bandinha tocar em ritmo frenético o frevo para o Boi de Máscara Faceiro fazer um verdadeiro arrastão pelas ruas da cidade. Os foliões seguem o arrastão e se misturam aos personagens.
Em 2006, quando o Boi de Máscara desfilou pela primeira vez no carnaval de rua de São Caetano de Odivelas, foi apenas uma aposta. Hoje, a mistura do folclore com a folia de momo virou uma tradição que já dura 8 anos.
São Caetano de Odivelas tem, atualmente, um dos carnavais mais belos do Pará. “Essa mistura, da cultura popular do Boi de Máscaras com a folia do Carnaval deu certo", afirma coordenador do Boi Faceiro, Rondi Palha.
O Carnaval chama atenção de moradores e visitantes, que não perdem a chance de admirar a brincadeira e nem de cair na folia.
Fonte: G1