Centro de Belém vai ser reestruturado

A depender dos estudos realizados pela coordenadoria técnica da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), no próximo dia 12, quando Belém completará 400 anos de fundação, será dado início às mudanças na reestruturação do Centro comercial da capital a partir do trânsito, com criação de binários, além da proibição de de estacionamento em um dos lados da rua XV de Novembro. A ideia é desafogar o tráfego de veículos na área sem causar grandes impactos para as cerca de 60 mil pessoas que frequentam diariamente o local. Num segundo passo, haverá a realocação dos ambulantes, mas isso será feito em comum acordo com as partes. O anúncio foi feito ontem pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Fábio Lúcio Costa. Ele disse que todas as mudanças contam com apoio da sociedade, de lojistas, ambulantes, prefeitura e autoridades envolvidas com a questão do Centro comercial que “precisa ser resgatado”.
Fábio Lúcio acredita que todos são unânimes quanto à necessidade de mudanças: “Precisamos fazer mudanças para salvar o Centro de Belém que está se deteriorando”. E esta é uma luta que ele encampou desde que assumiu a CDL, há dois anos.
Para implementar tais mudanças, foram feitas várias reuniões, a última delas no dia 23 de dezembro do ano passado e que envolveu CDL, Sindlojas, Fecomércio, associações de ambulantes, Corpo de Bombeiros Militar, Semob, além do próprio prefeito Zenaldo Coutinho, que “está muito sensível com a situação e busca mecanismos, opiniões que levem a um denominador comum”, disse.