Marujada: Manifestação folclórica e tradicional em Capanema


Os marujos e as marujas são incansáveis por traduzirem em alegria uma das maiores festas que acontecem na Região, tendo seu berço maior a cidade de Bragança, todavia, Capanema também mantém sua tradição, tanto na Festividade de São Benedito quanto na de são Sebastião.
Os encantos nas evoluções e a sincronia musical através de um ritmo que se chama retumbão, valorizam a cultura secular, trazida para o Brasil pelos africanos que deixaram plantadas e bem cultivadas suas raízes por aqui. Todos os anos a comunidade capanemense participa ativamente dos festejos, tendo a Marujada como pilar que sustenta o mastro erguido durante os eventos.

Reverências - Depois da cerimônia de derrubada do mastro, pausa para conversas sobre a tradicional Marujada de Capanema, uma chama sempre acesa, conforme relatos dos integrantes do Grupo Os Timbiras. Encontrei os amigos Wilson Coelho e a "capitoa Teté" (foto), que são ícones dos festejos em nossa cidade e a eles faço menções que se multiplicam a todos os outros marujos.

Como sou defensor da Cultura, estarei sempre disponível a divulgar assuntos inerentes aos acontecimentos do gênero, colocando-me à disposição de organizadores dos manifestos culturais de todas as categorias.


...que a cultura capanemense continue galgando colocações privilegiadas e nós sejamos cada vez mais, escrevedores da história e faço também menção honrosa à Walmeyre Melo diretora do grupo Os Timbiras. (PV).



Edição: Roberto Lisboa

Fotos: Anna Karla Vasconcellos