Fotografias revelam as muitas faces de Belém

Fotógrafo Ray Nonato apresenta a capital em memórias pictóricas, na Estação das Docas

A exposição fotográfica “Belém 400 anos”, que traz registros de fragmentos da memória e cotidiano da capital paraense, foi aberta na última quinta-feira, no Espaço de Exposições Galpão 2 da Estação das Docas. Dentre as imagens selecionadas estão obras do repórter fotógrafo Ray Nonato, que justapõe cenas do passado com a Belém de hoje e imagens de acervo do Museu Paraense Emílio Goeldi. A mostra é uma realização da TV Liberal.
“Eu já faço este trabalho de pesquisa há pelo menos 15 anos. A ideia de fazer esta exposição, com fotos de 1817, é mostrar a diferença muito grande destes anos. Por meio das imagens as pessoas vão viajar no tempo, para ver as mudanças que houve na cidade. É uma reflexão sobre Belém. Eu, como apaixonado pela minha cidade, posso falar que durante este tempo todo, a mudança é muito grande, e a exposição é pensada nisso - e em ver o que pode melhorar para o futuro, e o que pode ser preservado”, disse Nonato.
Além das imagens históricas, também fazem parte da exposição 10 fotografias selecionadas pela curadoria dentre as mais de 260 enviadas por internautas do G1 Pará, que surpreenderam até o fotógrafo experiente. “Fui surpreendido positivamente. A gente vê o olhar das pessoas - a tecnologia pode até ajudar, mas o nosso foco é o olhar. Belém sempre se destacou pela paixão pela imagem. Temos grandes fotógrafos, isto é do paraense. Levei dias”, explica o jornalista.
Segundo ainda o jornalista, que já fez várias vezes cobertura do carnaval carioca, assim como de vários pontos do do Pará, como o Marajó, a mostra é também uma homenagem pelos 400 anos de fundação de Belém. “Chegar a 400 anos é um marco. Eu penso que nós deveríamos comemorar o aniversário da capital paraense por todo este ano.”

Fonte: O Liberal/Magazine

Edição: Roberto Lisboa