ACLA na Folia: Uma viagem na história dos antigos Carnavais





Sabemos que a grande influência das festas carnavalescas vieram da Europa, mais precisamente da França, onde o carnaval acontecia com os foliões desfilando nas ruas e em animados bailes de salões, nesse ínterim, os carnavalescos usavam fantasias e máscaras. O Brasil foi muito influenciado pelo carnaval europeu e dele importamos alguns personagens carnavalescos como o "Rei Momo", a "Colombina" e o "Pierrô".


Embalada pelas famosas marchinhas de carnaval que tornou-se cada vez mais popular no nosso país e pensando nesse passado recente de sorrisos, brilhos, animação, glamour, serpentinas, fantasias e alegria, a ACLA- Academia Capanemense de Letras e Artes, promoveu o seu primeiro baile carnavalesco denominado "Acla na folia", um resgate aos bailes carnavalescos de salão em que reinavam as marchinhas de carnaval e fantasias originais.



Um mundo encantado de lindas fantasias que da imaginação dos brincantes deixou fluir o encanto e a magia da arte carnavalesca. Em um momento onde a multidão se ausentou e deixou a cargo de seletos convidados, os agradáveis momentos enlevados por alegres brincantes fantasiados e enfeitados pelo brilho e pelo colorido da festa profana, o I Baile de salão da ACLA, aconteceu na Arena Carlos Gomes e juntou velhos e novos amigos em um ambiente finamente decorado remetendo aos velhos carnavais de salão.


O evento foi engrandecido por nobres colaboradores que incentivaram de variadas maneiras e ajudaram a fazer daquele ambiente um marco na história da ACLA e na história cultural de nossa cidade.


Em cada canto daquele ambiente reinou a animação e a alegria, reinou o brilho e a simplicidade das fantasias, reinou o sorriso dos foliões e principalmente, reinou a ideia encantadora da Academia Capanemense de Letras e Artes em resgatar o encanto e a magia do baile de salão, abrilhantado principalmente pelas velhas marchinhas de carnaval. Em uma noite em que a rainha foi coroada, o folião mais animado foi condecorado e a fantasia mais original foi premiada, todos se sentiram homenageados, mas quem ganhou foi a cultura local, quem ganhou foi a arte carnavalesca. A semente foi lançada no campo cultural capanemense, agora os frutos serão colhidos e as sementes serão novamente plantadas até que seus frutos cresçam e permaneçam e se faça, de fato, cultura em nosso município. Saudações.






Conceição Maciel

Formada em Letras pela Universidade Federal do Pará.


Acadêmica da Academia Capanemense de Letras e Artes, ocupando a cadeira de n°10.


Capanema-Pa, 18 de fevereiro de 2019.

Um comentário:

  1. Que beleza! Estamos ainda enlevados pela grandiosidade do momento. Já estou esperando pelo próximo carnaval. Gratidão.

    ResponderExcluir