Vídeo da Nasa mostra como a areia do Saara invade a Amazônia




A poeira do deserto do Saara viaja mais de 2 mil quilômetros e invade à Floresta Amazônica. Pelo menos é o que mostra o vídeo da Nasa, disponibilizado no início deste mês, e que mostra o enorme volume de poeira do deserto que chega ao norte do Brasil.
Após coleta de dados, no período de 2007 e 2013, a Nasa levantou a discussão sobe o antigo fenômeno conhecido pelos cientistas, mas apresentado ao mundo somente agora. A descoberta traz à tona a complementação de ecossistemas totalmente distintos, a partir de elementos contidos na própria natureza.  
De acordo com os dados da Nasa, são estimadas mais de 182 mil toneladas de poeira que deixam o Saara, atravessam o oceano Atlântico, até chegar a América. Deste total, 27,7 milhões ficam precipitados, anualmente, na bacia amazônica, sendo 0,08% correspondente ao fósforo, importante nutriente para as plantas.
Ainda segundo o estudo, a quantidade de fósforo que viaja do deserto à Amazônia é suficiente para suprir as necessidades nutricionais da floresta, já que as chuvas fortes na região costumam inundar o solo.  

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário