Inovação na produção de artefatos amazônicos em debate




O artesanato paraense, com suas características carregadas de cores vibrantes e matérias primas naturais que refletem uma identidade amazônica, será tema de debate no Seminário Inovação em Artesanato Tradicional, na tarde desta quarta-feira (27), das 13h às 18h, no auditório do Sebrae no Pará.
Artesãos, designers e empresários do segmento poderão participar do debate conduzido pelo especialista Ricardo Gomes Lima, onde será abordada, principalmente, a valorização do fazer tradicional, aliando à inovação sem perder a originalidade.
Ricardo é mestre em Artes Visuais e Antropologia da Arte e doutor em Antropologia Cultural, e trabalha com artesanato popular desde a década de 1980. Ele pesquisou o artesanato paraense em diferentes pontos do Estado, chegando inclusive a realizar uma exposição no Rio de Janeiro com brinquedos de miriti produzidos em Abaetetuba, cuias de Santarém, objetos de cerâmica de Icoaraci, e os bichinhos de balata de Monte Alegre.
Na debate desta terça, junto aos artesãos, ele conta que o viés será valorizar a identidade das comunidades, expressas por meio do artesanato. Sobre a inovação, ele defende a necessidade de um trabalho que valorize as tradições. “É sempre importante ouvir o artesão e o artista, porque esses objetos estão impregnados de visões de mundo, e para mexer com isso é necessário cuidado. Por conta disso a conversa será sobre ressaltar o valor cultural do que eles fazem, que são obras magníficas”, diz.
O especialista também conta que vai abordar temas como a comercialização dos artesanatos, assim como oportunidades relacionadas ao turismo. “O público foco são os artesãos, mas lojistas, designers e interessados pelo tema podem participar. Vamos conversar sobre a relativização da inovação, e explicar que ela não pode ocorrer de cima para baixo. É necessário que o designer trabalhe em conjunto com o artesão, em vez de demandar uma produção, porque isso passa um atestado de que não há inovação no artesanato, o que não é verdade”, explica.
Rodrigo usa como exemplo uma das artesãs mais antigas de Abaetetuba, Nina Abreu, que faleceu recentemente. “A cada ano ela criava um brinquedo novo que escondia de todo mundo até o Círio de Belém, quando vinha vender na cidade. O fator da inovação sempre está presente no artesanato”.
O Seminário Inovação em Artesanato Tradicional é promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae no Pará. As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas pelo telefone 0800 570 0800.  
Serviço:
Seminário INovação em Artesanato Tradicional
Data: quarta-feira, 27, às 13h
Local: Auditório do Sebrae no Pará (Rua Municipalidade, 1461 – Umarizal)
Inscrições:  0800 570 0800

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário