Artista Golb Carvalho finaliza obra gigantesca sobre paisagem amazônica




A obra de aproximadamente 149 m², que retrata a paisagem amazônica, em uma gigantesca parede de Belém foi concluída pelo artista Golb Carvalho. A obra intitulada "Amazônia e seus encantos" foi concluída na última semana. Ela é a maior produção já feita pelo pintor. A arte produzida na parede de uma área externa de uma residência particular no bairro Batista Campos, em Belém, encanta qualquer visitante. A delicadeza e os detalhes com cores fortes se inspiram na escola impressionista, que tem como expoentes Van Gogh e Monet.
A paisagem tem uma cachoeira com vários pássaros, animais e elementos da flora. Na pintura estão garças, guarás, araras, uma preguiça, duas onças e um mico-leão-dourado. Um índio no meio da pintura dá o tom detalhista da obra de Golb. "Foram 62 manhãs e 235 horas de trabalho. Se fosse um trabalho para fazer de forma profícua terminaria com um mês, mas respeitando o tempo, o calor, a altura e o clima foi um grande desafio, requeria muito cuidado, precisava trabalhar respeitando estes critérios", declarou. "Foi de tal forma surpreendente, não imaginava tudo isso. Imaginava que fosse demorar menos tempo", reflete.
A obra será inaugurada nas próximas semanas com convidados da proprietária da residência e do pintor. Com a obra finalizada, Golb somente agradece a Deus a possibilidade de concluí-la. "Desde o momento que passei a brocha pela primeira vez, agradeci a Deus. Eu vi que ia sair uma obra grandiosa, conclui com uma satisfação imensa. Seria difícil concluir, e depois veio a gratidão. Depois que terminei agradeci a Deus de novo. Foi emocionante e gratificante", destacou Golb.
Para fazer a pintura foi necessário um planejamento de engenharia para deixar a parede com boas condições de receber a pintura e dar segurança para o artista. Antes de começar um andaime de quatro andares foi montado no jardim para dar acesso a parede. "Eu sempre tive medo de altura livre. Sempre tive este medo e valeu por isso, porque tive que superá-lo", revela.

No total Golb Carvalho já produziu mais 25 obras parietais como esta, no entanto, esta é a primeira em Belém. O artista espera que esta seja apenas a primeira de outras que ainda espera produzir. Além do desafio estrutural, houve ainda a inspiração artística para pensar na arte. "Eu sou mineiro. Lá tem muita pedra e muita cachoeira, com grandes montanhas. Conheço muito cachoeiras. Em parte me inspirei no que vi na Amazônia e a cachoeira vem da infância, foi possível criar as aves descendo em voo. Eu vi que seria possível criar garças descendo para dar uma harmonia. Quando a água vem de uma cachoeira vem muitos peixes juntos, o que alimenta todo este ecossistema. E aos poucos fui criando das outras garças, os guarás, depois as onças, um índio, as bromélias", explica.
Nos 45 anos como artista plástico, Golb Carvalho contabiliza no total mais de cinco mil obras. No currículo carrega exposições de obras em galerias internacionais de Lisboa (Portugal), Madri (Espanha), Colônia (Alemanha), e vários Estados no Brasil como Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais. Além disso, também ganhou a Medalha de Ouro no Salão Paulista de Belas Artes, Medalha de Ouro no Salão Figurativo de Piracicaba, e Medalha de Bronze pela Associação Paulista de Artes.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário