A Capanema que muita gente não conheceu


Quando recorremos aos nossos arquivos e buscamos fotos e registros que relembram os velhos tempos da Capanema de outrora, certamente vamos vibrar de felicidade, por que estamos sempre certos de que vale a pena ver de novo. Os leitores sabem que eu gosto de escrever algo sobre a minha querida cidade de Capanema e isso me deixa muito feliz e por essa razão, estou reproduzindo slides que recebi de amigos e que mostram a Capanema de antes com fotos históricas.

 No próximo dia 5 de novembro a cidade de Capanema vai estar completando 110 anos de emancipação política e conquista dos direitos administrativos. A partir de agora, estou começando uma série de homenagens a minha querida cidade e espero contar com a colaboração das pessoas que sabem de alguma história sobre Capanema. Aqueles que quiserem que eu publique as suas histórias aqui no blog, podem me procurar que estarei disposto a receber o material.



 A cidade de Capanema está localizada na região Nordeste do Estado do Pará, na sub-região dos Caetés e na zona Bragantina, distante 150 km da capital Belém do Pará. Uma das fontes de riqueza é a fabricação de cimento, pois aqui funciona uma fabrica do grupo Nassau que gera emprego e renda para o município. O comércio é detentor de outra fatia de riquezas, gerando empregos que são importantes para o desenvolvimento interno do município.

 Além das escolas das redes Municipal e Estadual que compõem o conglomerado de instituições do ensino público, Capanema conta também com dois Campus universitários da Universidade Federal do Pará e o da Universidade Federal Rural da Amazônia. Estão estabelecidas também escolas da rede particular e instituições educacionais do ensino superior privado que contribuem sobremaneira para o desenvolvimento.

No mais, muitas outras instituições complementam o montante de benefícios que a cidade e o município recebem.





Texto: Paulo Vasconcellos - Escritor e poeta capanemense
Edição: Maikon Douglas
Video e foto: Divulgação

6 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa poeta...
    Adoro histórias de minha cidade.

    ResponderExcluir
  2. Nossa cidade já há muito tempo estava precisando que alguém lhe retratasse com carinho e veracidade sua história e sua evolução parabéns meu caro poeta amigo pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. Parabens amigo PV.
    É muito bom recordar nossa antiga Capanema.

    ResponderExcluir
  4. Como é bom revivermos o nosso passado a nossa cidade os costumes as vestes e muito mais, parabéns P.V. por essa iniciativa.

    ResponderExcluir
  5. Eu queria mesmo era ter morado em um lugar assim, esse ar provinciano me seduz...
    Mas também sei das dificuldades desse povo e das manipulações dos trabalhadores em grandes propriedades...
    Trabalho um tanto escravo e também sei da sua coragem e das lutas para dar um basta a tudo isso. Isso tudo erguidos pela foice, rsrs, a fé, a Arte e assim, a reconstrução de um povo e a formação de uma cultura que vem se desenhando com a sua cara, a sua história.
    Parabéns desde já a essa guerreira nação... Nação de todos e para todos.

    ResponderExcluir