Sobre reflexões existencialistas, Allex Ribeiro lança autoral “Medo”


Sobre reflexões existencialistas, Allex Ribeiro lança autoral “Medo” Foto: Divulgação/TV Liberal


O artista natural de Capanema está novamente no Sons do Pará mostrando talento e sensibilidade ao descrever cotidianos


O cantor Allex Ribeiro chega novamente no Sons do Pará nesta sexta (7), com linda e reflexiva música autoral “Medo”. Com um clipe imersivo e letra de conteúdo profundamente pessoal, a identificação com a obra do artista é sempre uma conexão imediata. O cantor e compositor tem participações excepcionais em seus trabalhos e nacionalmente tem conquistado merecido reconhecimento artístico.


A música faz parte do seu álbum “Verbalóide”, seu primeiro álbum lançado em 2021. Allex é um excelente escritor, ou como ele mesmo fala, um “dizedor”, gosta de musicar o que é simples, cotidiano e traz contemplações poderosas do externo e interno, usando a linguagem escrita e cantada para a aproximação com o outro. E nesse contexto de saber falar sobre o que se aprecia, se apresenta como uma voz muito especial, doce e forte da região nordeste paraense.

A música “Medo” é uma composição do próprio Allex Ribeiro, uma letra que consegue traduzir a atmosfera de seu disco. O arranjo musical é algo extraordinário, uma balada pop rock romântica que perpassa até pelo folk, um transporte certeiro do ouvinte no universo da essência da mensagem. “Tenho um carinho especial por essa canção. Se esse disco é existencialista, eis aí a faixa mais existencialista do álbum. Nela eu falo dos dramas vivenciados pelos seres humanos em uma sociedade pós moderna que desaprendeu a sorrir. O medo está presente em nossas vidas por sermos imediatistas e querermos saber do amanhã muito mais do que o hoje”, explicou o compositor sobre sua letra, tal como a inspiração em seu processo de criação.

Allex Ribeiro - Medo - Sons do Pará


“Costumo dizer que não sou músico, sou música. Isso tem tudo a ver com entrega ao que eu faço. Não me considero poeta, mas sim um dizedor. Penso que é ofício o que faço, o que digo, o que sonho. Não sei fazer outra coisa que possa me deixar mais realizado”, Allex Ribeiro.

Allex Ribeiro é natural da cidade de Capanema-PA e está despontando como um grande talento, canta, compõe e toca, completo. Com uma alma sensível, faz questão de dizer que não é poeta, mas faz uso com propriedade de uma linguagem bem poética. Ainda no início de sua carreira, tem vivido experiências maravilhosas com a realização de seu trabalho, desenvolvimento de seu talento e conquistando parcerias musicais de grande expressão.


O artista já gravou com Zeca Baleiro, Nilson Chaves e agora tem a participação e produção do músico e guitarrista Rick Ferreira, que já tocou com grandes nomes da música brasileira como Zé Ramalho, Raul Seixas, Belchior, Erasmo Carlos, Roberto Carlos entre outros: “Rick é genial. Estive com ele no Rio de Janeiro recentemente. Almoçamos juntos, conheci seus instrumentos musicais, guitarras lendárias, ouvi histórias incríveis da experiência dele com Erasmo, Roberto, Belchior, Raul. Hoje somos grandes amigos. Vou trabalhar muito com ele ainda”

Allex Ribeiro é cantor e compositor e gravou o clipe "Medo" em Bragança, lugar especial para o artista que tem uma sensibilidade incrível ao contemplar o simples e cotidiano - TV Liberal — Foto: Arquivo Pessoal
Allex Ribeiro é cantor e compositor e gravou o clipe "Medo" em Bragança, lugar especial para o artista que tem uma sensibilidade incrível ao contemplar o simples e cotidiano - TV Liberal — Foto: Arquivo Pessoal

“Esse disco, o Verbalóide, é meu trabalho mais importante até agora. Procurei dar a minha impressão sobre o Brasil da época. É um disco recente, estamos vivendo ainda muita coisa que disse lá. É também um disco existencialista, que fala muito de mim. Chamei pras guitarras, o Rick Ferreira, ninguém menos que o mesmo guitarrista do Raul Seixas. É uma realização pessoal esse disco”, disse Allex Ribeiro.


O clipe foi gravado em Bragança-PA, cidade que tem o carinho do artista. Com uma pegada mais fechada e escura, o projeto audiovisual “Medo” traz essa proposta, dialogando com o cenário da vida real retratado na angústia da letra. Dirigido pelo jovem cineasta bragantino San Marcelo, o local escolhido como set de gravação foi a feira da cidade: “O clipe foi gravado na feira de Bragança, lá no meio mesmo. É onde a vida costuma acontecer sem maquiagem, costumo dizer. O clipe contou com a participação da minha banda e a direção do cineasta San Marcelo. Eu gostei do resultado”.

Sendo um artista que está em início de carreira, mas que já mostra um grande potencial, o artista ganha reconhecimento e carinho não apenas do público como também de outros artistas que estão sempre compartilhando e trocando experiências com o artista capanemense. Allex cita grandes artistas paraenses como referências em sua musicalidade, do qual ele tem muito orgulho em dividir o palco com eles, uma vez que é: “Nosso Estado é milionário em cultura. Apesar do meu som não ter muitas características regionais, me inspiro muito em artistas da Amazônia, como é o caso do Nilson Chaves, Toni Soares, Allan Carvalho, Almirzinho Gabriel. Com todos esses aí eu tenho parceria. Me inspiraram muito”


Allex Ribeiro lançou o clipe "Medo" no Sons do Pará, a música faz parte de seu primeiro álbum autoral "Verbalóide" - TV Liberal — Foto: Arquivo Pessoal
Allex Ribeiro lançou o clipe "Medo" no Sons do Pará, a música faz parte de seu primeiro álbum autoral "Verbalóide" - TV Liberal — Foto: Arquivo Pessoal

“Tá sendo uma experiência incrível, desafiadora e bonita. Me preparei pra isso durante a vida inteira, desde quando eu era criança mesmo. Andei me perdendo por aí, mas estou aqui agora, seguindo”, Allex Ribeiro falou sobre sua carreira que está fluindo de forma fascinante.

Allex Ribeiro é um artista independente que demonstra força, talento e perseverança quando o assunto é realizar trabalhos autorais que usa uma linguagem mais poética, romântica e com arranjos primorosos, mas que não usam tanto uma linguagem mais comercial. O cantor e compositor disse que ser artista independente é como vencer um penhasco diariamente: “A maior dificuldade é conseguir trazer o público para ouvir seu som. Disputamos com uma indústria forte e focada em divulgar ‘sertanejo e pisadinha’ gosto dos ritmos, mas queria ouvir outras coisas. Nos impedem. Esse é o maior desafio” 


Com outros sucessos já lançados aqui no Sons do Pará, como “Sina versus Sonho” que gravou em parceria com Nilson Chaves e “Coração de Mosquito”, uma parceria com Zeca Baleiro, o artista exalta a importância do projeto como uma janela para os talentos paraenses: “O Sons do Pará é um divisor de águas na minha carreira. Fiquei conhecido em todo Estado quando estreou meu primeiro clipe com o Zeca Baleiro. Foi motivo de grande alegria. Toda vez que vai estrear algum trabalho meu na TV Liberal, faço plantão na frente da televisão”

Mesmo sendo um nome cada vez mais conhecido em todo o estado, a expectativa é sempre alta em cada lançamento, afinal seu trabalho será projetado por todos os cantos e seu talento reverberado através de seus clipes e músicas: “Eu estou ansioso pra essa estreia. A audiência da TV Liberal é gigante e eu sempre recebo vídeos dos amigos que filmam o clipe pela televisão quando passa no Sons do Pará. Recebo muito carinho”

Assista na íntegra o clipe da música “Medo” de Allex Ribeiro

Medo - Allex Ribeiro

Acompanhe os lançamentos do projeto Sons do Pará, nas redes sociais oficiais e na programação da TV Liberal.


Fonte: Sons do Pará
Texto: Aline Bersa/TV LIBERAL 

Nenhum comentário