Eu e a Academia - Por Paulo Vasconcellos*

Eu também faço parte desse “time”
Recebi o Certificado das mãos do Presidente da Academia de Letras de Castanhal, confrade José Maria.

Quando o assunto é futebol, são formadas grandes equipes para defenderem as cores que predominam no Clube e assim por diante. Como o assunto que vou relatar não se trata de futebol, mas sim de um “time” formado por homens e mulheres que defendem a Cultura, posso fazer analogias que certamente vão ilustrar melhor meu sentimento por participar de um grupo composto por intelectuais consagrados na literatura e nas artes. Estou me referindo a Academia Capanemense de Letras e Artes, entidade que tenho a honra de participar e ser titular vitalício da Cadeira número 5, por minha afinidade com as letras e com as artes.
Ao completar o primeiro ano de atividades a Academia tem me proporcionado condições de aumentar meu leque de obras envolvendo crônicas, contos, poemas, matérias jornalísticas, sincronias que fazem parte do meu dia a dia. A data de 25 de maio de 2011 é considerada por mim, como histórica e única, pois recebi a certificação de titularidade da Cadeira, assim como vesti o fardão azul marinho com detalhes dourados, que representam meus instrumentos de identificação Acadêmica. Ao participar da cerimônia de ingresso de novos Acadêmicos, entre eles, meu irmão Stélio, posso declarar à comunidade que a felicidade é dividida com muita gente.
Escrever sobre minha própria pessoa não é tarefa muito fácil, por isso, prefiro relatar minha mais nova atividade que é a de Acadêmico, pois as colocações dos adjetivos se tornam mais favoráveis. Quero dedicar minha condição de intelectual e integrante da Academia de Letras à memória de meu Pai, Waldemar Vasconcellos e às pessoas que considero muito importantes que me incentivam e acreditam na minha capacidade que são: minha mãe Josefa, minha esposa Dalva, minhas filhas Paula e Karla, além de meus irmãos: Célia, Celene, Cleide Ivênio e meu “padrinho” literário, Stélio. Para completar esse “time”, conto agora com mais uma pessoa que serve de fonte inspiradora e certamente, daqui há mais algum tempo, certamente vai contribuir com seu incentivo, que é meu neto Paulo Pietro.
O atual “time” ao qual também faço parte é o da Academia, formado por meus colegas das letras, das artes, assim como das parcerias. Logo estaremos apresentando um trabalho conjunto em antologia a ser editada. Vou nominar um a um os meus pares na ACLA: - Beto, Djalma, Madalena, Samuel, Rosilda, Haroldo, Maria Ramos, Luciano, Lourdinha, Waldemar, Iracema, Nilson, Valéria, José Raimundo, Stélio e Cleni.
Agora, vou reforçar minhas condições e trabalhar muito mais em favor da cultura Capanemense, pois tenho uma patente que me credencia para tal e então, adicionar minhas escritas nas páginas da Academia Capanemense de Letras e Artes, passou a ser ação contínua e tenham certeza, jamais recuarei das minhas obrigações como Acadêmico. (Paulo Vasconcellos)



*o autor é integrante da Academia Capanemense de Letras e Artes, titular da Cadeira número 5.

Nenhum comentário