Gastando a Bola - Crônica de Paulo Vasconcellos

**Editorial do Programa "Gastando a Bola" de domingo, 8 de maio, dia das Mães.

A força do Interior
Já se foi o tempo em que os times da capital mandavam no futebol paraense e o trio formado por Remo, Paysandu e Tuna se destacava nas competições. Com o dinamismo, o futebol estabelece condições para a tão falada globalização e dias atrás, o comentarista Bola de Ouro da Clube, Carlos Castilho, ao responder questionamento de um torcedor, afirmou que não há mais time grande no Pará, sendo que todos estão no mesmo patamar. Levando-se em consideração aos últimos certames, temos a convicção de que o interior do Estado começa a se destacar e os emergentes passaram a figurar na lista dos concorrentes ao título máximo.

Dos 8 times que disputam a Elite atualmente, 5 são do interior e apenas 3 da capital. Esse pode ser considerado o parâmetro para a hegemonia dos interioranos, pois no primeiro turno o Cametá ficou com o vice-campeonato, e agora, o Independente faz frente com o próprio Cametá, liderando o segundo turno, já com vagas garantidas no G4. A matemática favorece os cálculos que precisam ser feitos por Remo e Paysandu, que lutam por vagas nas semifinais. Por enquanto, o único interiorano que decepciona é o Águia, mas os outros mostram que a inibição não faz mais parte do futebol moderno e atormentam suas vítimas, conquistando vitórias históricas.

Como está havendo a força do interior no Parazão, se algum clube chegar a conquistar o título de campeão paraense, podemos considerar como normalidade, pois o nivelamento está presente, tanto na prática como na liderança interiorana. As cinco cidades com representantes: - Castanhal, Tucuruí, Marabá, Cametá e Santarém, passaram a ser mais conhecidas, formando o conjunto da obra que tem no futebol, verdadeira paixão dos torcedores. O Paysandu tem vaga garantida na grande final, mas pode ser surpreendido, caso decida o título com um clube do interior. Sem desmerecimentos aos representantes da capital, acredita-se que está chegando a hora da quebra do tabu e um time do interior do Estado conquiste o campeonato paraense. Recordando o que disse Castilho, podemos assegurar que o futebol paraense conta atualmente em seu quadro profissional, fazendo linha de frente, com 8 grandes equipes que tentam fazer valer a força que tem a torcida paraense no incentivo para os clubes postulantes ao título de campeão. O interior está provando sua força no futebol paraense.

Hoje, Dia das Mães, queremos reverenciar a eterna Rainha do Lar, rogando preces para que a paz e a alegria estejam com todas as mulheres que geraram seus filhos e continuam dedicando a eles, carinho especial. Se avaliarmos o perfil de cada jogador de futebol, podemos acrescentar adjetivos para complementarem seus sentimentos e agradecerem às suas Mães, pela importância delas na construção das carreiras profissionais de seus filhos. Que este Dia das Mães represente para o futebol paraense, a força que ele precisa para continuar oportunizando condições para valorizar o trabalho de cada filho e cada filha, envolvidos em qualquer que seja a tarefa, somando atitudes para fazer feliz o coração de todas as Mães. Feliz Dia das Mães!

 
Autor: Paulo Vasconcellos, cronista esportivo e integrante da Academia Capanemense de Letras e Artes.

Nenhum comentário