GASTANDO A BOLA : Editorial da Clube



   *O artigo abaixo foi o Editorial do programa Gastando a Bola da Radio Clube do Pará, apresentado por Paulo Sergio Pinto em 19 de Junho, direto do " Navegantão" (Tucuruí).

      Chegou a hora do vamos ver...


        Fazer as contas passou a ser favas contadas no Parazão 2011, pois as duas equipes que venceram os turnos da competição vão decidir título em duas partidas, sendo que a primeira acontece logo mais no Navengantão, quando Independente e Paysandu vão tirar a “prova dos nove”, para se saber quem vai ficar com a Taça Açaí. Como dizem os filósofos: “chegou a hora da verdade” e aquele que tiver melhor desempenho, certamente vai para a galeria dos vencedores.
        Para o Paysandu, sair na frente é questão de colocar as mãos no tricampeonato e continuar mantendo a hegemonia dos representantes da Capital. Por conseguinte, o Independente é franco atirador e mesmo merecendo chegar aonde chegou, leva certa desvantagem, pelo fato do adversário ter maior tradição no futebol paraense. Se for campeão, o independente quebra um tabu e leva para o interior o título inédito, mas precisa juntar a auto-estima ao bom futebol que vem jogando, para assegurar uma conquista que é esperada por muitos.
        Na somatória dos resultados das duas equipes, a contabilidade geral mostra equilíbrio, em se tratando de performance. Vale ressaltar que o Paysandu leva ligeiro favoritismo, mas isso não significa garantia de conquista do título. O ‘Galo Elétrico” tem mostrado bom entrosamento, garra e determinação nas partidas que o credenciaram para a final do segundo turno, redundando na conquista da Taça Estado do Pará. Enquanto que o Paysandu não vive momento de lucidez quando se fala de entrosamento, fator que pode pesar na hora da contabilização dos 180 minutos que restam para serem jogados. A bola vai rolar, as torcidas vão incentivar, os atletas se esmerar, os narradores detalhar as jogadas, os repórteres descreverem os lances e os comentaristas fazerem as análises táticas, restando aos técnicos as responsabilidades de transmitirem teorias afinadas e essas serem assimiladas por seus comandados. Quem vencer hoje dá passo importante para a conquista do título de campeão Paraense de 2011.

Texto: Paulo Vasconcellos, cronista esportivo e integrante da Academia Capanemense de Letras e Artes, Titular da cadeira nº 5


Nenhum comentário