Gastando a Bola - Editorial da Clube - Por Paulo Vasconcellos




A última chance
Existem paradigmas que para serem quebrados precisam ser devidamente avaliados, caso contrário, a resolução permanece adormecida e nada do que foi planejado, atinge o denominador comum, dentro de todos os parâmetros da simplificação que deve ser usada. Comparando esses trocadilhos com a atual situação do Paysandu no Campeonato Brasileiro, leva-se em consideração que os 9 pontos a serem disputados pela equipe bicolor, passaram a ser os últimos obstáculos para eles enfrentarem, quando se tratar de promoção da equipe alvi-celeste para a Serie B do ano que vem.
Somar passou a ser a única operação que pode “salvar” o Paysandu. Então, armar a conta final significa colocar cada número em seu devido lugar, para a distribuição dentro do quadrante, que pode ser comparado ao gramado do campo de jogo. Peça por peça, o técnico Andrade precisa adicionar condições para que os jogadores absorvam o que for deliberado, provocando reações positivas na junção da teoria e da prática.
Em Lucas do Rio Verde, o Paysandu tem seu primeiro obstáculo e não pode errar os cálculos, pois isso significa reprovação no processo seletivo que está a sua disposição. Ouvir as explicações do mestre e colocá-las em prática é a opção mais viável e cautelosa para os jogadores. Esquecidos os problemas de bastidores, resta ao time bicolor, responder em campo com vitória diante do Luverdense, para que o jogo de volta em Belém tenha mais atrativos e a torcida fiel compareça em massa para incentivar a equipe do inicio ao fim. Não tem outra saída: é conquistar 9 pontos, torcer por combinações de resultados e carimbar passaporte para a Segundona.

EM TEMPO- Os números não foram favoráveis ao Paysandu, mas mesmo assim, ainda há chances de classificação, pois se vencer as últimas duas partidas, a matemática pode ajudar. Complementando este raciocínio, os jogadores do Papão, precisam entrar em campo com mais responsabilidade e força de vontade.

*O autor é cronista esportivo em Capanema.