Gastando a Bola - Por Paulo Vasconcellos




As flores no campo da decisão

         O dia é das Mães e todos os atletas envolvidos na decisão entre Paragominas e Paysandu, rendem suas homenagens, mas não esquecem as responsabilidades que correspondem ao grande jogo que vai começar a decidir o campeonato. O momento é de presentar as mães com flores e outros objetos, entretanto, o domingo propício para o futebol, reserva expectativas a começar pelo momento que antecede o jogo, até os comentários finais.
         O balanço do Parazão, mesmo com alguns percalços, apresenta saldo positivo, revelando equipes e jogadores, durante a competição. Sem mistérios, Paragominas e Paysandu entram em campo em busca da maior somatória de pontos, como forma de dar passo a frente. Como não há favorito no confronto entre Jacaré e Papão, a cautela se apresenta como opção preferencial de cada concorrente. O Parazão está em seu crepúsculo, moldurado por idas e vindas que incrementaram a competição que mantém uma tradição repetida a cada ano.
         Esta estabelecido o duelo entre capital e interior, repetindo os dois anos anteriores. O Paysandu precisa retomar a condição de campeão e o emergente Paragominas quer impedir, levando para o interior do Estado, o terceiro título consecutivo. O duelo está formado e quem aproveitar melhor os detalhes, sai na frente e se credencia para ser campeão. Feliz e abençoado Dia das Mães!

Em tempo: A primeira etapa da decisão, foi concluída com a goleada do Paysandu por 4 x 0, que desmotivou o  Paragominas e colocou os bicolores com o título virtualmente conquistado. A festa do dia das mães, foi marcada pela felicidade dos jogadores do Paysandu que podem até perder por 3 x 0, que mesmo assim serão os campeões da temporada.

*O autor é cronista esportivo em Capanema.