Coluna do PV - Letras que transpõem a arte de poetar



Salve-Salve amigos leitores

O contar do tempo nos ensina a caminhar com nossas cabeças erguidas em busca de sonhos que se transformam em realidade. Sonhei bastante e estou realizando um projeto que guardei algum tempo.


Na pressão
Moradores de alguns bairros continuam fazendo manifestos com pedidos de melhorias nas ruas que segundo eles, no inverno a lama predomina e no verão a poeira se encarrega de colocar em risco a saúde das pessoas. Só assim eles conseguiram que equipes da prefeitura fizessem serviços para amenizar a situação.


Nas ruas
O dia 15 de outubro, Dia do Professor, diversos profissionais da categoria, em vez de festejarem a data, tiveram que fazer protestos nas ruas pedindo melhorias para executarem seus serviços com mais tranquilidade.


Varredura
Torcedores do Paysandu provocaram tumulto por não aceitarem o comportamento do time que agoniza na zona do rebaixamento. Contrataram de forma errada e agora precisam mandar muita gente embora, pois o barco está afundando.


Fé no pedal
A tradição do Círio de Nazaré revela a cada ano, romeiros que procuram formas diferentes para participarem da festa e de Capanema, um grupo de ciclistas pedalou até Belém com o intuito de renovação na fé atrelada ao esforço físico que cada um dedicou na viagem que durou cerca de 26 horas.


Precauções
Repetir assuntos que já foram destacados não prejudica em nada, apesar das controvérsias, mas as barreiras de Segurança nas saídas de Capanema estão fazendo falta, colocando em risco a população. Como os meios de Segurança Pública devem alinhavar seus projetos para o próximo ano, colocar o assunto na pauta é uma das alternativas para que as barreiras voltem a funcionar.


Realidade ou utopia?
Moradores dos bairros de Nazaré e Areia Branca estão esperançosos para receberem de presente o asfaltamento da Barão de Capanema, no perímetro compreendido entre a divisa com Peixe-Boi seguindo até a ligação com a João Paulo II. Uns dizem que o projeto está autorizado pelo governo do Estado, mas outros só acreditam vendo.




Gastronomia
Estou sequenciando assuntos relacionados ao crescimento do comércio capanemense e desta vez destaco os restaurantes que tem aumentado o número de opções para o consumidor. A variedade oferece bons locais e isso contribui para o fortalecimento do setor.


Expectativa
Contei os dias para lançar o livro “Poetando” e agora estou apresentando minha obra aos leitores que gostam de prestigiar a literatura através das poesias construídas com estilo e bom gosto.


Festividade
No período de 29 de novembro a 8 de dezembro a paróquia de Capanema vai se mobilizar para mais uma festividade, sendo que a procissão luminosa encerra a maior festa católica que tem tradição de mais 70 anos.


Novos estoques
Com a proximidade do Natal o comércio lojista está se preparando para o grande fluxo de vendas e a renovação do mix de mercadorias é a meta que cada empresário vai colocar em prática para atender sua clientela.



Complicações
Ajustar o trânsito para melhorias no estacionamento para veículos no centro da cidade não é tarefa fácil para os responsáveis pelo setor, pois o número aumenta e isso se transforma em verdadeiro quebra cabeça.



Está chegando
Artistas de várias categorias vão ter oportunidades de mostrarem suas obras na I Semana de Artes promovida pela Academia de Letras. As exposições e apresentações artísticas vão acontecer no período de 23 a 30 de novembro.



Frase: “A injustiça é um dos itens usados pelos invejosos”.

De verso em prosa: “Está chegando o dia/somos cúmplices primeiros/cônjuges verdadeiros/ eu poeta e você poesia”. Palavras do Poeta.

Reflexão: “Tudo posso naquele que me fortalece.”

Saudação: Dedico a professora Terezinha Moreira da Silva, leitora assídua das minhas obras e da Coluna.

“Queria falar para a cidade inteira ouvir, que a poesia está para o poeta assim como as letras combinam com os letristas”. PV.


Paz e Luz! Assim Seja!