Universidade Federal do Nordeste do Pará (Ufnorpa) continua sem endereço certo



Assunto que estava praticamente esquecido volta ao cenário noticioso e o jornalista Manolo Alves, importante matéria em sua Coluna no Amazônia Jornal


Até agora não se tem informações precisas sobre o verdadeiro e definitivo endereço da Universidade Federal do Nordeste do Pará (Ufnorpa), que desde março deste ano, vem sendo disputada por políticos e estudantes de Bragança e Capanema. Em princípio, no dia 21 de março, a universidade ganhou o endereço de Capanema, através de projeto do senador Flexa Ribeiro, do PSDB, o de número "89, de 2013". Dez dias depois, o próprio senador Flexa Ribeiro apresentou outro projeto, o de "Nº 107, de 2013", transferindo o referido Campus para Bragança.
Os defensores da universidade em Capanema justificam que nessa cidade a Ufnorpa atenderia maior número de estudantes, pois ficaria no centro da região e em seu entorno, mais de 20 municípios vizinhos. Os que preferem o Campus em Bragança, dizem que lá já existe uma estrutura mais avançada para a implantação da universidade, sem precisar de investimentos muito altos para fazê-la funcionar. Diante do impasse, entretanto, o Ministério da Educação teria resolvido suspender a execução do projeto até que novos estudos sejam apresentados para saber onde realmente a universidade ficará melhor colocada.


Fonte: Amazônia Jornal