Estudante capanemense premiado por Universidade Norte Americana


.Quem planta bem, colhe excelência, baseado no principio de que estudar é uma grande dádiva, o capanemense Francisco Tiago Vasconcelos Melo (meu sobrinho)  está comemorando esse grande feito que lhe deu destaque internacional. Os paraenses têm motivos de sobra para aplaudirem um jovem formado em Biomedicina, que nasceu em Capanema e agora tem reconhecimento por sua vitória. No próximo mês de novembro Tiago vai estar em Capanema recebendo os cumprimentos e as honrarias, por tão significativa condecoração. Valeu, garoto! (Paulo Vasconcellos).




Com a pesquisa “Revisão do gênero Diplectanum Diesing 1858” o estudante de doutorado Francisco Tiago de Vasconcelos Melo do Programa de Pós-Graduação em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários da Universidade Federal do Pará, conquistou o prêmio "Ernst Mayr Travel Grant in Animal Systematics" concedido pela Universidade de Harvard. O prêmio consiste na concessão de uma bolsa, cedida pelo Museu de Zoologia Comparada(MCZ) da instituição, para incentivar o estudo taxonômico de espécies, gêneros ou famílias pouco conhecidas ou negligenciadas.
A pesquisa do estudante, que está atualmente em seu período de Doutorado Sanduíche na Universidade de Nebraska-Lincoln, nos Estados Unidos, tem dentre seus objetivos analisar helmintos parasitas do Gênero Diplectanum - parasitas de brânquias de peixes, em especial da pescada branca (Plagiosciumsquamosissimus) do Rio Guamá, Belém/PA - por necessitarem de revisão taxonômica. Portanto, o trabalho concorreu ao prêmio, para que o estudante pudesse visitar o Museu de História Natural em Paris e a Academia Russa de Ciências, onde estão depositadas mais de 26 espécies do gênero destes helmintos, os quais ele está estudando.
“Estudos sobre a biodiversidade de helmintos parasitas tem ganhado um grande reconhecimento mundial, especialmente se considerarmos que estes organismos são responsáveis por doenças em humanos, animais domésticos e silvestres e são de grande importância para o entendimento da dinâmica dos ecossistemas e modificações ambientais”, explica Francisco Melo. Ainda segundo ele, documentar as atuais espécies de parasitas que existem, tornará possível com que as futuras gerações entendam um pouco sobre a ecologia, estrutura e diversidade dos ecossistemas existentes na atualidade.
Prêmio - O prêmio "Ernst Mayr Travel Grant in Animal Systematics", que possibilita o estudante a realizar uma visita durante 30 dias para o museu de História Natural de Paris e a Academia Russa de Ciências, é conhecido mundialmente e recebe o nome de um dos maiores pesquisadores em biologia evolucionária, taxonomia e sistemática. Seu processo seletivo é acirrado e inclui a submissão de um projeto, o itinerário, cronograma de execução físico-financeiro, três cartas de recomendação e currículo.
Inspirado pelas descobertas do cientista homenageado, o MCZ fornece suporte a pesquisadores de todo o mundo, para realizarem pesquisas com caráter taxonômico de táxons pouco conhecidos ou negligenciados. Devido a esse prestígio, o MCZ recebe muitas propostas, vindas de pesquisadores e estudantes do mundo todo. Para a coordenadora do PPG Biologia dos Agentes Infecciosos e Parasitários, professora Jeannie Nascimento dos Santos, “os prêmios tem relevância nacional e internacional, visto que o aluno esteve divulgando seu trabalho, o Programa de Pós-Graduação e a Universidade Federal do Pará em congressos e participando de projetos internacionalmente”.
Prêmio Datus M Hammond – Além do prêmio "Ernst Mayr Travel Grant in Animal Systematics", o doutorando recebeu o prêmio "Datus M Hammond", durante a "Rocky Mountain Conference of Parasitologists", realizado nos dias 5 a 7 de setembro. Durante o evento, Francisco Melo foi o melhor na apresentação de trabalho oral, onde apresentou seus resultados da tese sobre helmintofauna de pescada branca do Rio Guamá. O congresso faz parte de um dos eventos associados à Sociedade Americana de Parasitologistas - American Society of Parasitologists (ASP), e reúne estudantes de graduação e pós-graduação dos EUA, anualmente, desde 1969.
Texto: Fábia Sepêda – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Arquivo pessoal