Meu livro é patrimônio de Capanema






Não vou me cansar de agradecer ao Poder Legislativo do município de Capanema pela aprovação do Requerimento da vereadora Eliane Leal que assegura o apontamento nos anais daquela egrégia Casa de Leis, a minha obra literária Poetando. Reconheço o valor que significa para mim, menção honrosa que me coloca na condição de agraciado e privilegiado. Abaixo, matéria publicada na edição nº 506 do Jornal de Capanema. 




Requerimento de Eliane Leal é aprovado e livro de Poesias  inserido nos anais da Câmara de Vereadores.







Na sessão do último dia 25 de outubro, a vereadora Eliane Leal (PRTB) teve proposição aprovada, constante de requerimento verbal com votos de congratulações ao poeta capanemense Paulo Vasconcellos que lançou o livro Poetando composto de obras inéditas. A seguir, reproduzimos a íntegra do requerimento.




Requerimento verbal

Senhor presidente, senhores vereadores e senhoras vereadoras

Requeiro, na forma regimental, depois de ouvido o douto e soberano plenário, que seja enviado votos de congratulações ao poeta capanemense Paulo Vasconcellos, que materializa obra prima de sua lavra poética colocando em apreciação popular o livro Poetando que vai ser lançado oficialmente na noite desta sexta-feira (hoje), em Sessão Solene na Academia Capanemense de Letras e Artes, no Clube Nassau.

Justificativa

Apraz-me apresentar esta matéria por considerar o trabalho cultural do escritor e poeta Paulo Vasconcellos, cujas menções poéticas refletem a exatidão de seus pensamentos moldurados por fatos que sintetizam o zelo pela literatura. A seguir apresento texto complementar que corresponde a carreira de Paulo que se estende ao longo de 20 anos:

-Filho de Waldemar Vasconcellos e Josefa Viana de Vasconcellos, Paulo nasceu em Capanema no dia 25 de outubro de 1957 e as raízes nordestinas o fizeram entrar na relação dos poetas que declamam seus títulos baseados naquilo que constroem.

-Considerando que a poesia é uma espécie de alimento  para o coração de quem aprecia essa linha literária, ao longo desses anos, esse poeta capanemense acumulou diversas obras e agora está edificando com o livro poetando que apresenta poemas inéditos somados a poesia “Verdadeiro Amor”, que lhe contemplou lugar assegurado na coletânea referente ao Concurso Nacional de Poesias coordenado pelo grupo de Farmácias Pague Menos, sendo que entre os quase três mil participantes a poesia Verdadeiro Amor está entre os 100 trabalhos publicados na Antologia.

-Nos idos passados, José Pedro de Vasconcellos (avó de Paulo) chegara a Capanema e mostrava sua verve poética, escrevendo e declamando. O sangue poético tem curso nas veias de vários integrantes da família Vasconcellos e o também poeta Stélio já editou livro com suas composições.

-Desde o tempo em que estuda o curso primário na Escola Maria Amélia, o sonho de Paulo Vasconcellos se desenhava através das redações inseridas nas provas de português e ele sempre obtinha nota máxima. Continuando sua missão de estudante, Paulo precisou trabalhar e assim ingressou no Serviço Público como funcionário da prefeitura de Capanema, sendo que posteriormente assumiu a carreira de bancário por exatos 20 anos.

-Atrelado ao estudo e ao trabalho, a poesia começou a ser passatempo predileto, tendo os primeiros rabiscos surgidos com naturalidade, formando alguns textos que poderiam ser considerados como poesias, mas precisavam de ajustes. Por ter escolhido o jornalismo como opção de suas atividades profissionais, participando como colaborador do Jornal Panorama nas duas versões editadas, com o passar do tempo, Paulo reuniu um grupo de pessoas que se preocupavam com os acontecimentos da cidade de Capanema e em 1996, foi fundado o Jornal de Capanema, projeto idealista que se estende até os dias de hoje, tornando-se instrumento de grande prestação de serviços.

-Como encampou a comunicação social como objeto de convivência expandindo notícias em outros meios, também teve participação no processo de legalização, implantação e manutenção da Rádio Antena C , emissora de caráter comunitário que oportuniza a Paulo Vasconcellos a condição de radialista que explora o jornalismo cidadão através de inserções em programas do gênero.

-Por se tratar de um cidadão capanemense  que defende suas raízes e a bandeira do município com bastante garra, solicito ao nobre presidente desta egrégia  Casa de Leis, que coloque a apreciação do plenário para que os dados referentes ao poeta Francisco Paulo Viana de Vasconcellos sejam inseridos nos anais da Câmara Municipal de Capanema, com méritos de quem trata com amor esta cidade em que nasceu, constituiu família e tem grande paixão.

-A carreira de Paulo Vasconcellos é expansiva, tendo alguns de seus artigos  publicados  no jornal O Liberal, em outros meios de comunicações eletrônicos. Além de gerenciar a parte editorial do Jornal de Capanema, Paulo Vasconcellos também tem sua coluna publicada no Jornal Correio.

-Na qualidade de escritor e poeta, ingressou na Academia Capanemense de Letras e Artes –(ACLA)  no dia 25 de maio de 2010, como titular da Cadeira nº5, sendo um dos imortais fundadores dessa entidade cultural.

-Considerando ainda que para ser poeta o homem se dispõe a declarar seus sentimentos, expresso meus sinceros votos de sucesso na carreira de Paulo Vasconcellos, agora autor de uma obra perene.


Sala das Sessões da Câmara Municipal de Capanema, 25 de outubro de 2013.

Eliane de Matos Leal – Vereadora do PRTB


Agradecimentos: “é com imensa satisfação que agradeço à nobre vereadora Eliane por ter apresentado matéria de tão significativa importância e que me deixa bastante feliz. Agradeço também aos outros nobres vereadores que aprovaram o requerimento: - Pedro Abraão, Rubens Anselmo, Afonso Lopes, Rogério Silva, Pedro Paulo, Chico Adalgísio, Hurted Martins, José Nadeglan Barbosa, Luís Gomes, Renato Duarte, Waldemir Martins, Deliane Monteiro (Dani), Walmicélia Morais e Lindomar Melo da Silva (Doca).