Capanema dá passo importante para a implantação da Polícia Comunitária



Foi dado o pontapé inicial para a implantação de um  projeto da Polícia Militar que condiciona o cidadão capanemense a ter mais amparo na Segurança Pública. Está sendo criado um viés para que a comunidade esteja mais perto da Polícia Militar e assim contribuir com a prevenção nas ações dos infratores, cabendo a população se  acostumar a usar os canais competentes e denunciar quando for necessário. A palestra proferida pelo Cel. Costa Júnior,  explicou passo a passo como funciona o projeto que chega a Capanema em um momento que estão acontecendo atos delituosos das mais variadas modalidades.
Coronel Costa Júnior é especialista em Políticas Públicas de Prevenção na Área da Segurança Pública e também instrutor-multiplicador da Filosofia de Polícia Comunitária, Polícia Inteligente. É ele também o criador do painel (biombo) que impede a visualização das operações bancárias de clientes, inibindo o famoso "golpe da saidinha", entre outras importantes iniciativas de segurança pública. Portanto, um grande profissional da PM colocado em serviço da região nordeste do Pará.
O encontro que está acontecendo no auditório Frei Leônidas Vavassori,  foi intermediada pela CDL, Associação Comercial de Capanema e Sindicato Patronal, entidades de classe que estão sempre unidas em favor da defesa do cidadão. A reunião/palestra tem Sequência hoje a noite com a preleção a ser feita pelo Cap/PM Morais, que vai apresentar ferramentas para o desenvolvimento da Polícia Comunitária nas ruas de Capanema e então, a presença maciça da comunidade representa o interesse de todos por melhorias no setor Segurança Pública. Nesta quinta- feira, 12, o encontro da Polícia Militar no auditório Frei Leônidas Vavassori será com as lideranças da Paróquia de Capanema que atuam nas comunidades, quando serão ouvidos relatos e esses serem inseridos no plano de ação da Polícia Militar. Na reunião de ontem a noite a CDL/Capanema foi representada pelos diretores David Peixoto e Carlos Oliveira, sendo que a ACIC contou com a presença do presidente Francinélio Lourenço. A organização do evento é  do 11º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Capanema, comandado pelo Major Wellington Araújo, que está recebendo o apoio do Poder Executivo Municipal para a implantação do serviço de polícia comunitária em Capanema.
Para a instalação da Polícia Comunitária em Capanema a PM conta também com as ações conjuntas firmadas com a Polícia Civil, Corpo de Bombeiro e Guarda Municipal, formando também parceiras com associações diversas para melhor integração com a comunidade.  


Município de Bragança já tem Policiamento Comunitário
Em Bragança, a aproximação da PM com a comunidade tem gerado bons resultados; com destaque para o trabalho realizado no bairro do “riozinho”, onde a aplicação da filosofia de Polícia Comunitária nas ações de prevenção surtiram efeitos diversos, com benefícios para todos.
Na localidade, a atuação da PM conta com a parceria e integração de órgãos como o  ProPaz; Corpo de Bombeiros Militar; Guarda Municipal; Departamento Municipal de Trânsito, Escolas, Comunidade e Associação dos mototaxistas do riozinho.
No tocante ao enfrentamento à criminalidade, em mais de dois meses de atuação do trabalho, já foram presos criminosos envolvidos com o tráfico de drogas, com porte ilegal de arma de fogo e em ações que, não raramente, são denunciadas pela própria comunidade ou ainda, são frutos dos levantamentos da Inteligência policial. Para garantir a segurança na localidade, a PM também conta com o serviço de rondas preventivas, intensificado e ativo 24 horas por dia e potencializado com a capilarização das Redes Comunitárias de Segurança, com o programa de rádio Estação Segurança e a distribuição de peças preventivas, distribuídas à população local, sob a coordenação do major PM Rui Miranda, comandante da 5ª CIPM, capitão PM Moraes e tenente PM  Jofre, .


Texto: Paulo Vasconcellos
Edição: Dyah Sousa