Com Versando sobre o Cotidiano - Por Eleci Silva


Resiliência  



Eleci Terezinha Dias da Silva
Resiliência é capacidade de sermos flexíveis em momentos que estamos frente às dificuldades ou adversidades da vida. Essa flexibilidade é construída por meio de um conjunto de crenças e valores que possibilitam transcender os empecilhos da vida e alicerçar um futuro com superação.
Essas crenças e valores são criados por meio de nossa história de vida, das relações de afeto, das pessoas significativas com quem convivemos no decorrer da vida.
Quando essas crenças e valores se tornam coerentes e adequadas, nos tornamos capacitados para enfrentar as situações de adversidades e de estresse elevado, com habilidade para visualizar, compreender e ter decisões que são apropriadas para superar tais adversidades que temos em diferentes áreas da vida.
Estar resiliente em determinada área da vida não significa que ela esteja em outras áreas. Por exemplo: podemos ter um comportamento resiliente em nosso ambiente familiar, porém termos dificuldades de desenvolver essa habilidade em no ambiente profissional. Por este motivo, nós temos diferentes reações em diversas situações. Em alguns casos somos capazes e maduros para superar a adversidade e os embates da vida, e em outras situações nos tornamos imaturos.
A Resiliência, portanto, é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse, algum tipo de evento traumático, etc. - sem entrar em surto psicológico, emocional ou físico, por encontrar soluções estratégicas para enfrentar e superar as adversidades. Manter a imunidade mental é a base para criar resiliência emocional. O individuo condiciona a mente a tolerar os pensamentos assustadores e consegue esquivar-se do sofrimento ao entender que a dor fará, inevitavelmente, parte da trajetória de vida
Para desenvolver a Resilência é necessário estarmos preparados para os embates da vida, há necessidade de que, primeiramente, possamos nos conhecer pra sabermos como lidar com nossas emoções.
Além do autoconhecimento, alguns aspectos também são fundamentais e precisam de nossa atenção, entre os quais destacamos.
  • Autocontrole: a capacidade de controlar o comportamento de modo flexível, controlar o temperamento, a determinação nos projetos e ter controle no impulso de agir.
  • Análise do Contexto: a habilidade de identificar consequências nas decisões, interpretar as situações de forma correta, ter a capacidade de analisar o ambiente para planejar soluções e analisar as razões e motivos da tomada de decisão.
  • Otimismo para a vida: a capacidade de confiar no desempenho, contornar os problemas, ter olhar positivo e cultivar esperança.
  • Leitura Corporal: capacidade que uma pessoa adquire em ler as reações que acontecem no corpo quando se depara com o estresse.
  • Autoconfiança: é a capacidade que uma pessoa adquire de dividir responsabilidades, encontrar soluções na resolução de problemas e sentir-se seguro.
  • Conquistar e manter pessoas: habilidade que o indivíduo tem em trazer pessoas para perto de si e mantê-las junto ao longo de sua vida.
  • Empatia: capacidade de ter uma comunicação e reciprocidade com as pessoas, olhar para o outro e emitir uma mensagem de tal modo que o outro responda com reciprocidade.
  • Sentido de vida: ter uma razão de viver, colocar-se em segurança, ter fé na vida, avaliar riscos, ter significado e propósito para a vida.
Desenvolver a Resiliência é um exercício diário e necessário para uma vida saudável e feliz no âmbito das relações inter e intrapessoais, seja no ambiente de trabalho ou na vida familiar e afetiva.
Que as adversidades da vida nos torne perseverantes como a primavera e fortes como as flores que enfrentam o vento e vão espalhando suas pétalas para adornar os caminhos.






A autora é Psicóloga, Jornalista, Metre em Administração, Doutora em Comunicação. Professora da Universidade Federal Rural da Amazônia – Campus de Capanema










Fonte: Jornal de Capanema - Ed 540/Impresso
Edição: Maikon Douglas
Imagens: Divulgação

Nenhum comentário