Abertas inscrições para o II Curso de Formação em Ópera


A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) abriu, até o dia 10 deste mês, as inscrições para o II Curso de Formação em Ópera, uma ação gratuita do XIX Festival de Ópera do Theatro da Paz para profissionais residentes em todo o estado do Pará. O edital completo e a ficha de inscrição podem ser acessados no site www.festivaldeoperatp.com.

Serão ofertadas 80 bolsas no valor de R$ 4.200, dividido em cinco parcelas mensais de R$ 840 (incidindo sobre esses valores os devidos descontos legais, como auxílio de custo e eventuais despesas).

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a edição 2020 do Festival terá como foco o curso, que será realizado totalmente em salas de aula virtuais até o mês de dezembro, com as Modalidade I e Modalidade II, sendo a primeira para cantores e segunda para técnicos de espetáculos. São 40 vagas em cada modalidade. As matrículas serão de 29 a 31/07 e o início das aulas em 3/08.

Para realizar a inscrição, os candidatos deverão anexar cópias em formato PDF do RG, CPF, número de PIS/Pasep ou NIT e comprovante de residência em um arquivo comprimido (zipado) único no formato .zip ou .rar; para menores, deverão ser anexados os documentos de seu representante legal.
Aqueles que não fizerem a inscrição com todos os documentos serão inabilitados.  Para garantir que todas as vagas sejam preenchidas, haverá cadastro de reserva de 30% das vagas previstas para casos de desistência, reprovação ou desligamento de qualquer dos inscritos já habilitados.

Aos cantores que desejem concorrer à bolsa a inscrição será por meio de um vídeo recente (dos últimos 6 meses), cantando de memória uma ária de ópera de sua livre escolha, compreendida nos períodos Clássico, Romântico e Moderno. O vídeo da audição deverá ser publicado primeiramente no YouTube e, posteriormente, enviado o link no formulário online disponível no site do Festival de Ópera.

A avaliação será baseada em critérios técnicos, estilísticos e artísticos, sendo a nota final a média aritmética das notas atribuídas pelos membros da Comissão Avaliadora. Serão classificados os candidatos que obtiverem nota superior a 8 pontos, em ordem decrescente até o respectivo número de vagas disponíveis. Para fins de complementação do cadastro de reserva, serão classificados os candidatos que obtiverem nota superior a 7 pontos.

Já o candidato da área técnica ou de produção de eventos e espetáculos deverá enviar através do formulário online um currículo detalhado de suas atividades como técnico de teatro e de ópera; documentos comprobatórios da experiência profissional nos últimos 24 meses (por exemplo: ficha técnica de programas, cartazes, clippings, etc).

A avaliação será baseada em critérios experiência profissional nos últimos 24 meses, formação e tempo de atuação, conforme a pontuação descrita no edital. A nota final dos candidatos será a média aritmética das notas atribuídas pelos membros da Comissão Avaliadora.

Cronograma - II Curso de Formação em Ópera - XIX Festival de Ópera do Theatro da Paz
Julho

Até dia 10 - Inscrição
11 a 15 - Validação
16 e 17 - Prazo recursal
18 - Lista homologada de concorrentes
19 a 23 - Análise de candidaturas
24 - Publicação do resultado
27 e 28 - Prazo recursal
29 a 31 - Matrículas
Agosto
03 - Início das aulas
Informações: 4009-8752

 Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário