Cerca de 60 ‘Pontos de Cultura do Pará’ recebem abraço solidário



O projeto ‘Abraçando os Pontos de Cultura do Pará’ beneficiará cerca de 60 entidades entidades e/ou coletivos de natureza sociocultural do Pará integrantes da Rede Ajuricaba nas regiões de integração do Araguaia, Carajás, Rio Caeté, Rio Capim, Tocantins, Baixo Amazonas, Tapajós, Marajó, Lago de Tucuruí, Rio Guamá, Xingu e Guajará, registrados na Plataforma Cultura Viva.

Cada espaço de práticas culturais selecionado receberá um subsídio no valor de R$ 10 mil reais e, em contrapartida, deverão, após a retomada das atividades pós-pandemia, realizar atividades culturais gratuitas destinadas aos alunos da rede pública de ensino ou em comunidades onde tenham atuação.

Os interessados em receber o auxílio do projeto deverão enviar sua inscrição para o e-mail da Academia Paraense de Música. As informações sobre o projeto estarão disponíveis nos sites da APM e da Rede Ajuricaba. A documentação e as propostas das ações de contrapartida devem vir anexadas junto ao formulário de inscrição.

"A Vale nos procurou para oferecer auxílio nas políticas culturais, neste momento de pandemia, e entendemos que fortalecer os Pontos e Pontões de Cultura seria uma medida assertiva, em escalas mais ampla. Buscamos os parceiros, modelamos a ação juntamente com a Rede Ajuricaba e percebemos que o fortalecimento desta REDE de pontos de cultura popular e comunitária no Pará será um grande legado, além do auxílio emergencial. A atuação da sociedade civil, com a experiência de Mestres e Mestras de cultura no processo de validação e seleção é um dos aspectos mais bonitos e luminosos de todo este projeto", destaca a Secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal.

 A iniciativa está sendo realizada pela Academia Paraense de Música, em parceria com Rede Paraense de Pontos e Pontões de Cultura - Rede Ajuricaba, patrocinada pela Vale, e conta com o apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura - Secult e Fundação Cultural do Pará - FCP.




Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário