Livro sobre cinco décadas de atuação da Guarda de Nazaré será lançado em Belém

 Obra reúne pesquisa, depoimentos e fotografias e será lançada nesta segunda-feira (22), na Casa de Plácido, em Belém

Fernando Sette
fonte

A história de cinco décadas da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré está registrada em um livro que reúne relatos emocionantes, fotografiascuriosidades depoimentos de integrantes de diferentes gerações da instituição. Com mais de 260 páginas, a obra, publicada pela Editora Larêdo,  será lançada nesta segunda-feira (22)às 19h, na Casa de Plácido, em Belém. A entrada é gratuita e os exemplares - físicos e digitais - estarão à venda. Além disso, haverá a exibição exclusiva de um mini documentário produzido a partir das entrevistas que deram origem à publicação. Após o evento, o audiovisual ficará disponível no site oficial da instituição para ser assistido. 


O conteúdo reúne pesquisa documental, depoimentos de coordenadores, fundadores e membros da instituição, além de um acervo visual da manifestação religiosa. Ao longo das páginas, o leitor também encontra explicações sobre o significado de símbolos centrais da devoção, como a corda, o manto e a berlinda, além de relatos que fazem parte do cotidiano da Guarda e da atuação dos voluntários durante as celebrações.

Publicação registra trajetória da Guarda de Nazaré com depoimentos, fotografias e bastidores do CírioPublicação registra trajetória da Guarda de Nazaré com depoimentos, fotografias e bastidores do Círio (Fernando Sette)

Editor do livro, diretor e roteirista do documentário, Filipe Larêdo explicou que o projeto surgiu a partir de uma iniciativa interna da própria instituição. “A proposta nasceu por meio de João Marcelo Santos, que integra a Guarda e também trabalha conosco na editora. Ele trouxe essa ideia de registrar a história e, a partir disso, começamos a estruturar o projeto, tanto em termos de conteúdo quanto de viabilidade financeira”, afirmou.

As fotografias que integram a publicação são assinadas por Fernando Sette, que há anos documenta o Círio de Nazaré e também responde pela direção de fotografia do documentário. “As fotos do Fernando têm uma força enorme. Ele é apaixonado pelo Círio e essa sensibilidade se reflete no material que produz. Essa participação valoriza demais o projeto”, destacou Filipe.

Filipe Larêdo é professor, escritor e editorFilipe Larêdo é professor, escritor e editor (Bruno Carachesti)

mini documentário que acompanha o livro apresenta depoimentos inéditos sobre a trajetória da Guarda de Nazaré. Um dos episódios abordados envolve um incêndio que alterou o percurso de uma das procissões, exigindo uma reorganização imediata da instituição. “Essas narrativas revelam como a Guarda esteve presente em momentos decisivos da história do Círio”, disse Larêdo.

Para o editor, conduzir o projeto representa uma responsabilidade institucional e simbólica. “É uma honra estar à frente desse trabalho. Estamos tratando de algo ligado à fé de milhões de pessoas e de uma das maiores peregrinações do mundo. Nosso objetivo é explicar, registrar e dar visibilidade à função da Guarda, que é também uma extensão do cuidado do povo paraense com Nossa Senhora de Nazaré”, afirmou. O livro tem preparação de texto de Jaciara Lima, consultoria de conteúdo de Leonardo Padilha. 

Oscar PimentaOscar Pimenta (Cláudio Custódio - Ascom Guarda de Nazaré)

Coordenador-geral da Guarda de Nazaré, Oscar Pimenta destacou que a publicação representa um reconhecimento ao trabalho desenvolvido de forma contínua pela instituição. Segundo ele, a homenagem evidencia não apenas a trajetória histórica, mas também o impacto espiritual da atuação da Guarda. “A gente vê com gratidão tudo o que é desenvolvido durante o ano todo pela Guarda de Nazaré. Ao longo desses mais de 50 anos, percebemos um avanço, um crescimento espiritual, principalmente na vida dos participantes e de suas famílias”, disse. 

Oscar também ressaltou o compromisso com a continuidade do legado da instituição. “Isso traz uma responsabilidade muito grande de dar continuidade ao que foi iniciado lá atrás. A Guarda precisa buscar cada vez mais a espiritualidade, fortalecer a evangelização e fazer com que cada integrante entenda que não é apenas o uso do uniforme, mas a necessidade de estar próximo de Deus, participando das missas, celebrações e missões realizadas ao longo do ano”, disse.

Parte dos exemplares será destinada a bibliotecas públicas, e uma porcentagem das vendas será revertida para a Guarda de Nazaré, contribuindo para a manutenção das atividades desenvolvidas pela instituição ao longo do ano.

SERVIÇO:

Lançamento do livro comemorativo – 50 anos da Guarda de Nazaré

Data: segunda-feira (22);
Horário: 19h;
Local: Casa de Plácido – Rua da Basílica, bairro de Nazaré, Belém (PA);
Entrada gratuita, mediante confirmação em: https://www.laredoeditora.com.br.



Nenhum comentário