Toni Soares leva ‘Canções de Esperançar’ ao Santuário de São Benedito, em Bragança

 Cantata integra programação natalina da festividade do Glorioso São Benedito 

Renato Soares
fonte

O cantor Toni Soares apresenta a “Cantata de Natal Beneditina da Marujada” nesta quinta-feira (25)a partir das 20h30, na Igreja Santuário de São Benedito, em Bragança, no nordeste do Pará. A entrada é gratuita. A apresentação contará com participações especiais do padre Pablo Misley, do grupo infantil Amiguinhos de São Benedito, do Ministério Filhos da Rainha e das Irmãs Teresitas, grupo vocal formado pelas irmãs Alcione, Francinete e Kivia.


Neste ano, a apresentação musical tem como tema “Canções de Esperançar” e reúne um repertório voltado à devoção ao Santo Preto, co-padroeiro do município. Entre as músicas escolhidas estão clássicos entoados pelos fiéis durante as procissões, como “Caminhando com São Benedito” e “Tambores de São Benedito”. O show musical integra a programação natalina ligada à Festividade do Glorioso São Benedito, procissão principal que ocorre no dia seguinte, dia 26 de dezembro, quando a Marujada chega à sua 227ª edição. 

Uma das vozes mais conhecidas da música bragantina, Toni Soares sobe ao altar acompanhado por uma comitiva de músicos locais. “O bragantino não vive o ciclo da Marujada separado do Natal”, explica o cantor. 

“Sempre há uma ligação. O bragantino mesmo diz que a Marujada é o Natal dos bragantinos. E já que São Benedito está dentro do nosso Natal, por que não cantar para ele e para o Jesus menino que ele leva no colo?”, afirma o responsável pela cantada há cinco anos. 

O espetáculo reunirá canções dedicadas ao Santo Preto e à tradição da Marujada, manifestação cultural e religiosa que marca a identidade bragantina. Na data, marujos e marujas ainda vestem azul, em referência ao nascimento de Jesus.

Toni Soares explica que instrumentos como a tamborunça e os tambores de fita são usados para promover uma fusão de ritmos característicos da manifestação, como o retumbão, o xote e a mazurca, criando uma celebração natalina própria da região bragantina. “Nós teremos uma participação muito intensa do povo, como já vem acontecendo ao longo de vários anos”, destacou.

O artista vai se apresentar acompanhado pelos músicos, mestre Zeca do Tambor (curimbó), Danilo Santos (acordeon e teclados), Edson Barros (percussão e efeitos), Gabriel Cardoso (guitarra), Lucas Smith (baixo) e Zé Brasil (bateria). A direção musical é do próprio cantor, com produção executiva de Jeane Silveira.

Durante a apresentação, as três comitivas de São Benedito - da praia, dos campos e das colônias - levarão ao altar as imagens do Santo Preto. O encontro das imagens, conduzidas pelos encarregados Seu Zezinho, Seu Antônio e Seu Valdecir, faz parte da tradição da Marujada e simboliza o retorno das comitivas após meses de esmolação nas comunidades da região.

A celebração contará ainda com a presença do bispo da Diocese de Bragança, dom Raimundo Possidônio, e do padre Raimundo Elias, reitor do Santuário Diocesano de São Benedito. A apresentação dentro da igreja será transmitida em um telão instalado no Largo de São Benedito, permitindo que o público acompanhe o espetáculo também do lado externo do santuário. O evento contará ainda com recursos de acessibilidade, como espaço para pessoas com baixa mobilidade e interpretação em Libras.

A cantada natalina é resultado de um projeto aprovado no edital de Fomento à Criação de Projetos Culturais do Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A iniciativa inclui também uma oficina gratuita de tambores, voltada a crianças e jovens, que ensina ritmos da marujada e culmina com a participação do grupo na cantata.

SERVIÇO:

Toni Soares apresenta Cantata de Natal Beneditina da Marujada

  • Local: Igreja Santuário de São Benedito, Centro;
  • Data: Quinta-feira, 25 de dezembro;
  • Horário: A partir das 20h30;
  • Entrada franca.

Fonte: O Liberal 
Texto: Amanda Martins

Nenhum comentário