Gastando a Bola - Editorial da Clube




A matemática e o Futebol 

        Os clubes paraenses que estão participando dos Campeonatos Brasileiros das Series C e D, precisam recorrer à matemática para armarem as contas e estas apresentarem resultados com números que satisfaçam o que pensam os torcedores, pois chegou o momento em que não se pode errar na somatória de pontos para futuras classificações. Para Águia e Paysandu, os números são mais favoráveis, porque estão nas primeiras posições da tabela de classificação e dependem somente de suas forças para garantirem vagas na próxima fase da Série C.
        Como os cálculos matemáticos dependem de aplicações de regras simples e compostas, adicionar pontos passou a ser meta prioritária, mas Águia e Paysandu precisam de concentração nos momentos em que estiverem jogando suas cartadas contra Luverdense e Rio Branco, pois se conseguirem vitórias, certamente dão passo importante para continuarem representando o Pará no Brasileiro da Terceira Divisão.
        Novamente a matemática apresenta seus números para as operações que precisam ser feitas pelos calculistas de Independente e São Raimundo, que não estão bem ao serem somados os pontos conquistados na Série D. Para esses representantes conseguirem atingir os números adicionais, precisam vencer seus adversários e torcer pela combinação de resultados, mas como diz um velho adágio popular: “A esperança é a última que morre”. Os incentivos estão sendo dados por todos que querem ver o futebol Paraense novamente no topo das competições em âmbito nacional, tendo que sair da condição de francos atiradores, pois agonizam nas somas  para conseguirem sobrevida nos campeonatos. Que os números das operações algébricas beneficiem os quatro representantes do Pará e possamos contabilizar resultados que convençam e multipliquem as esperanças de quem já foi destaque nos cenários Nacional e Internacional.

OS NÚMEROS
Dos quatro representantes, somente o Águia não somou pontos na rodada do fim de semana, pois perdeu para o Rio Branco por 2 a 1. A matemática funcionou pra Paysandu, Independente e São Raimundo, que pontuaram e agora misturaram os números, ocasionando dificuldades para a formação de novas somatórias. Os resultados foram: Independente 2 x 1 Sampaio Corrêa, Paysandu 1 x 0 Luverdense  e São Raimundo 3 x 0 Comercial.


O autor é cronista esportivo em Capanema. 

Nenhum comentário