Cisne Branco ficará aberto a visitas em Belém até terça

O Navio-Veleiro “Cisne Branco”, da Marinha do Brasil, fica aberto para visitação pública até amanhã (12), sempre das 14h às 18h, no cais da Estação das Docas. Centenas de pessoas aproveitaram as comemorações do Dia das Mães para fazer um passeio e conhecer a embarcação. A previsão é de cerca de três mil visitantes por dia. “Geralmente, quando estamos em Belém, essa é a média de visitas, mas no exterior chegamos a receber 10 mil pessoas diariamente”, afirmou o capitão-tenente Calazans. Da capital paraense, o navio seguirá para a cidade de San Juan, em Porto Rico.
De lá, a embarcação irá para os Estados Unidos e para a Europa, onde representará o Brasil no evento “Tall Ships Race 2015”. Com 72 integrantes na tripulação, o “Cisne Branco” partiu do Rio de Janeiro, sua sede, em 16 de março e retornará somente em outubro. Antes de Belém, o navio recebeu visitações em Itajaí, Santos, Salvador e Natal. “A função do navio é justamente essa, de divulgar a mentalidade marítima e apresentar o trabalho da Marinha brasileira, além de servir como apoio na instrução do pessoal em formação”, explicou. 
Incorporado à Marinha em 2000, o navio completou 15 anos em março e sempre teve a missão de representar o país em eventos náuticos nacionais e internacionais. Elaine Miranda, 37, e o marido levaram os filhos Esdras, 9, e Heitor, 6. “Decidimos passear depois do almoço do Dia das Mães. Eu já tinha visto no jornal que o barco estaria aqui e achei que seria interessante trazer os meninos. É a primeira vez que visitamos um navio do tipo”, disse. O filho mais velho aproveitou para matar um pouco da curiosidade.
“Sempre quis ver um navio por dentro, já imaginava como era, mas aqui vi que tinha muito mais coisas para conhecer”, contou. Simone Soares, 30, também estendeu a celebração de domingo e realizou o desejo de entrar no Cisne Branco. “Almocei em casa com a família, mas fez uma tarde tão bonita que quisemos fazer um passeio diferente. Das outras vezes, nunca tive tempo de visitar o navio. Adorei aprender sobre ele, achei muito interessante o fato de que ele possui 18 mil metros de cordas”, destacou. 
Com um quadro de juros altos, ameaça de inflação acima do teto da meta estabelecida para este ano e baixo crescimento do Produto Interno Bruto, resta ao povo brasileiro sonhar com a estabilidade econômica de outrora e torcer para que o pesadelo dos aos 80 continue sendo somente uma lembrança.