COMEÇA A CONTAGEM REGRESSIVA PARA A FEIRA DO LIVRO


Esta semana Belém recebe um dos maiores eventos literários do Brasil: a Feira Pan Amazônica do Livro, com abertura no dia 29 de maio e programação até 7 de junho, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia.
Em sua 19ª edição, a Feira traz dois homenageados. Como país, o Japão e como escritor, Ariano Suassuna. As oficinas, seminários, palestras, bate-papos, mostras de cinema, exposições e demais atividades vão girar em torno destes dois homenageados.
Para a cerimônia de abertura da Feira, no dia 29, a partir das 19h, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) apresentará o repertório em homenagem ao Japão e a Suassuna, trazendo a peça Madame Butterfly, ambientada no Japão e o movimento armorial, criado por Suassuna para unir o erudito e o popular, além dos hinos do Japão e do Brasil. O grupo de dança Mynion Clube e o grupo de tambores japoneses Kodon também garantem as homenagens já no primeiro dia do evento.
A diretora de cultura da Secretaria de Estado de Cultura (Secult-PA) comenta sobre a diversidade da Feira. “Temos uma programação bem vasta percorrendo a cultura do Japão. Quando homenageamos um país na Feira, o nosso objetivo é exatamente dar essa visibilidade à outra cultura, fazer com que as pessoas possam ter contato com diversos aspectos do país, por meio da literatura naturalmente, mas também por outras linguagens, como artes e costumes que são apresentados durante a feira”, comenta.
O Seminário “Japão: arte e cultura” será nos dias 30 e 31, com palestras sobre a integração cultural entre o Brasil e o Japão; culinária japonesa; literatura, poesia e mais informações sobre os 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Japão-Brasil. À frente dos Seminários estarão o cônsul do Japão no Pará, Masahiro Kobayashi; Makiko Akao; Miguel Chikaoka; Amarílis Tupiassu; Vicente Cecim, Lília Silvestre Chaves, entre outros.
Não poderia faltar, para compor o cenário cultural japonês, exposições que retratassem o país. O público da Feira terá disponível durante a semana do evento três exposições sobre o país homenageado: “Japanamazônia – Confluências Culturais”, mesmo tema do livro a ser lançado durante a Feira, com fotografias de Alberto Bitar, Miguel Chikaoka e Paula Sampaio; a exposição dos projetos nacionais Japão-Brasil, realizada pelo Comitê Executivo Brasileiro das Comemorações dos 120 anos de Amizade Japão-Brasil. “Temos a honra de recebê-la em nossa Feira, por ser uma exposição itinerante muito requisitada no restante do país”, diz Ana Catarina; e “Sol Nascente – caminhos tropicais”, com pinturas de Flávio Shiró e Tomie Ohtake, estes dois últimos com acervos do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM/Secult).
Para encerrar, no domingo, 7, a Feira vai apresentar  o show musical Yui. “É a nova geração da música japonesa, são três jovens instrumentistas que fazem uma música moderna com os instrumentos clássicos do Japão”, explica a diretora de Cultura da Secult.
SUASSUNA
A obra e vida de Suassuna, escritor que esteve presente em seis edições da Feira Pan Amazônica do Livro será relembrada durante a Feira, a diretora de Cultura da Secult, também comenta sobre a programação voltada para Ariano Suassuna. “O seminário ‘Ariano Suassuna as travessias da linguagem’ vai trazer uma mesa e uma palestra para entendermos o pensamento e a escrita de Ariano”, afirma Ana.

Foto: Elza Lima/Secult

O seminário será realizado no dia 4, a partir das 15h, com a mesa “O Auto da compadecida e A pedra do reino”, com Augusto Pacheco e Amarílis Tupiassu e a palestra “A literatura de Ariano”, com José Castello.
O Auto da compadecida foi roteirizado para cinema em 1969, pelo próprio Ariano, com direção de Jorge Jonas, sob o título “A compadecida”. “Vamos assistir a este filme, que é um exemplar raro da nossa arquivografia brasileira”, diz Ana. Além do seminário, o show “Um recital para Ariano”, de Antônio Nóbrega, será apresentado no dia 5, às 20h.
Serviço: XIX Feira Pan-Amazônica do Livro, de 29 de maio a 7 de junho, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. Abertura dia 29 de maio, às 19h, com entrada franca. Horário de funcionamento da Feira: 10h às 22h. No dia da abertura, a Feira abrirá às 17h para visitantes.
Alexandra Cavalcanti
Ascom Secult