POESIA FEMININA TEM ESPAÇO GARANTIDO NA FEIRA DO LIVRO




O primeiro Encontro Literário Paraense da XIX Feira Pan Amazônica do Livro, programada para o período de 29 de maio a 07 de junho, no Hangar, terá como tema “Poesia Feminina”. O assunto será abordado pelas escritoras Giselle Ribeiro e Luciana Brandão Carreira, que vão contextualizar o assunto no cenário paraense.
Giselle Ribeiro, paraense de Capanema, é poetisa e professora de Teoria Literária, tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria do Texto Poético, Fundamentos da Teoria Literária, Língua e Literaturas Francesa e Francófonas. Em 2004 escreveu “Objeto Perdido”. É autora também dos livros de poemas, “69” (2009), “Pequeno livro de poemas para vestir bem” (2011) e “Isso não é um livro. Isso é um caracol” (2013), lançado na XV Feira Pan-Amazônica do Livro.
Já Luciana Brandão Carreira é poetisa, escritora, psicanalista e psiquiatra, além de Doutora em Psicanálise pela UERJ /sanduíche Université Paris XIII, professora da Uepa e supervisora clínica do Ambulatório de Saúde Mental do Cesupa. Autora dos livros “Entre” (Verve, 2014) e “Os tempos da escrita na obra de Clarice Lispector – no litoral entre a literatura e a psicanálise’” (Cia de Freud, 2014) e também componente do núcleo editorial da Revista Polichinello, trabalha, em suas pesquisas, na interface entre arte e psicanálise, tendo como principais referências as obras de Sigmund Freud e de Jacques Lacan.
Para Luciana Brandão, o Encontro Literário é uma oportunidade para discutir sobre a própria divisão de gêneros dentro da produção literária. “Comungo com uma determinada vertente da critica literária que sublinha o fato da poesia não ter gênero. A existência de uma poética feminina provém de alguém que trabalha com os limites da linguagem, seja esse escritor um homem ou uma mulher. Por isso, para além das questões de gênero, penso que a importância da presença desse tema numa feira literária nos permite discutir literatura, estilo, criação e as vanguardas da área”, afirma a escritora.
A autora lançará durante a XIX Feira Pan Amazônica do Livro seu mais recente trabalho sobre a vida de Clarice Lispector: “’Os tempos da escrita na obra de Clarice Lispector – no litoral entre a literatura e a psicanálise’ é um ensaio oriundo da minha tese de doutorado em que abordo a literatura e sua encruzilhada entre a crítica literária e a psicanálise”, explica Luciana, que atualmente também mentém pesquisas sobre o poeta francês Francis Ponge e um romance em fase de construção.
As duas escritores vão participar do Encontro Literário Paraense marcado para o dia 1º de junho, às 17h30, no Auditório Dalcídio Jurandir, no Hangar.
Serviço: XIX Feira Pan-Amazônica do Livro, de 29 de maio a 7 de junho, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. Encontro Literário Paraense – Poesia Feminina, com Giselle Ribeiro e Luciana Brandão Carreira, dia 1º de junho, às 17h30 – Auditório Dalcídio Jurandir.
Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 28/04/2015 12:31:00
Alexandra Cavalcanti
Secretaria de Estado de Cultura