Cultura e tradição dos amazônidas em livro


Belém foi a última cidade da Região Norte a participar da turnê de lançamento do livro Comunic-Ação Criativa: narrativa, vivência e imagem com danças circulares e tradições dos povos da Amazônia em diálogos. Mestres que participaram da pesquisa da autora, como Joaquina e Olinda Juruna, Dona Onete, erveiras do Ver-O-Peso, Kaba Mundurucu e músicos do grupo Curimbó de Bolso, foram ao lançamento ocorrido sábado passado.
O livro apresenta uma nova metodologia de Comunicação Social, baseada na comunicação criativa, onde o comunicador é o elemento mais importante. Déa Melo percebe cada pessoa como uma comunicadora social por excelência, convidando a transformar visões de mundo em realidades, ao envolvimento do indivíduo com a sabedoria e criatividade tão presente nas matrizes da cultura amazônida-brasileira – indígena, africana e europeia, natureza abundante diversidade desta região em diálogo com a ciência moderna.
A metodologia também apresenta um instrumento para criação e recriação de imagens que ajudam a estimular a criatividade: a caixa de imagens produzida em miriti e trazendo sementes popularmente conhecidas como tento, com as quais as imagens são “desenhadas”. A caixa não acompanha o livro, porque quando o projeto foi concebido, ainda estava em fase de experimentação; mas poderá ser adquirida por meio de encomenda.
Para ler a matéria completa, assine O Liberal Digital!