Belém lança seu centro de gastronomia

A culinária amazônida, em particular paraense, com seus sabores exóticos e singulares, ganha de vez destaque internacional com o anúncio, na Exposição Universal (Expo Milão 2015), na Itália, da implantação do Centro Global de Gastronomia e Biodiversidade da Amazônia, em Belém, nos próximos dois anos. Como parte da programação comemorativa dos 400 anos da fundação de Belém em 2016, já em agosto do ano que vem a capital paraense recepcionará chefs de vários países no evento “Diálogos Gastronômicos”. 
O projeto do Centro Global de Gastronomia é fruto da parceria entre o Governo do Estado, Prefeitura de Belém e um conjunto de organizações da sociedade civil, lideradas pelo Instituto Paulo Martins (entidade que promove e divulga a gastronomia paraense e amazônica e que organiza anualmente o festival Ver-o-Peso da Culinária Paraense), o instituto Atá (presidido pelo chef Alex Atala e principal instituição brasileira que trabalha a relação homem-alimento) e o Centro de Empreendedorismo da Amazônia (fundado em 2015 com o objetivo de estimular negócios sustentáveis e inovação na região). 
O Centro Global de Gastronomia, a ser implantado na área do Complexo Feliz Lusitânia, centro histórico de Belém, foi lançado na sexta-feira, 30 de outubro, no estande do Brasil na Expo Milão, evento que reuniu de maio até sábado, 31, experiências de 150 países quanto à tradição, cultura e inovação. O evento teve mais de 20 milhões de visitantes, e no estande do Brasil muitos frequentadores da Expo Milão degustaram iguarias amazônidas e aprovaram os sabores. “”É bem diferente e gostoso. Deixa a boca tremendo e aquece bastante. Uma delícia!”, afirmou o italiano Massimo Garibaldi, 33 anos, ao experimentar o tacacá de Belém. O público conferiu doces e sucos de frutas da Amazônia, chocolates da região, cervejas artesanais e pratos típicos como o tacacá.
Como destacou o coordenador do Centro Global de Gastronomia, Roberto Smeraldi, este espaço cultural, de pesquisa tecnológica e de oportunidades de negócios contará com uma escola superior para receber estudantes e pesquisadores do mundo todo; um laboratório para atendimento de comunidades; um restaurante, um museu do alimento e um barco-cozinha com tecnologia para navegar pelos rios da Bacia Amazônica com tecnologia em cada comunidade.
OUSADIA
O projeto de implantação do Centro Global de Tecnologia foi lançado em Belém no dia 15 de outubro, na Casa das Onze Janelas, no Complexo Feliz Lusitânia. Participaram do evento o governador Simão Jatene; o prefeito Zenaldo Coutinho; secretários de Estado de Cultura, Paulo Chaves Fernandes, e de Turismo, Adenauer Góes; dirigentes de instituições promotoras da culinária amazônida e o coordenador do Centro, Roberto Smeraldi.
Na ocasião, o governdor Simão Jatene observou: “Belém tem um elemento determinante e fundamental para isso, que é a gastronomia que melhor representa o Brasil, com características bem peculiares e uma variedade ímpar de ingredientes. Esse conjunto de coisas colabora para o sucesso dessa iniciativa, que faz uma articulação entre gastronomia, sustentabilidade e meio ambiente. Foi a coragem para ousar que nos levou, mesmo sob críticas, a transformar isso em algo muito maior”.
A vice-prefeita de Belém, Karla Martins, esteve em Milão representando o Pará. “A gastronomia é modelo de desenvolvimento para a região, dos ribeirinhos aos grandes restaurantes. O turismo gastronômico fortalece toda uma cadeia produtiva que coloca o Pará em destaque internacional”, afirmou. O Centro Global de Gastronomia surge como fruto da mobilização empreendida por gestores públicos e da iniciativa privada, a partir do trabalho iniciado pelo chef paraense Paulo Martins, incrementando a fusão de ingredientes típicos da Amazônia com os de outras partes do mundo. Paulo organizou o festival Ver-o-Peso da Culinária Paraense e outras ações, com a parceria das Organizações Romulo Maiorana (ORM) e outras instituições em Belém.
Filha de Paulo Martins e gestora do instituto em homenagem ao pai, Joana Martins participou do lançamento do Centro Global de Culinária na Expo Milão. “ “É uma possibilidade de desenvolvimento muito grande, de pesquisa dos nossos produtos, que a gente pouco conhece e precisa conhecer mais e de formar pessoas, preparadas para trabalhar com esse material”, comenta Joana Martins, diretora do Instituto. O lançamento do Centro teve ampla cobertura da Imprensa e a informação foi buscada por interessados nas redes sociais.