Uma viagem pelas belezas do Pará


Um Pará de extensas maravilhas. A cultura, a gente, os afazeres cotidianos, a paisagem, o barco navegando, as andanças a pé, o banho de rio, as palafitas, enfim, nada escapa das lentes atentas do fotógrafo Fernando Sette. Mais de trinta imagens dessas estão na exposição Expedição Pará, aberta no IT Center até a próxima segunda-feira, 23, com visitação em horário comercial.
Em suas andanças pelo Estado, o fotógrafo já fez centenas de registros. Conta que já percorreu onze localidades. Já passou por Belém, Algodoal, Santarém, Alter do chão, Vigia, Apeú, Colares, entre outras. Até o final deste ano, pretende visitar mais duas cidades para descobrir mais encantos escondidos. Diz que o que interessa é contar e mostrar, por meio das imagens, o Pará grandioso que poucos conhecem.
“Todas as imagens que faço tem suas peculiaridades. Cada pedacinho que visito nas expedições me encanta. Quer seja poder ver o boto no mercado de Santarém, ou o belo pôr do sol em Alter do Chão, ou sentir a paz e beleza de Algodoal, ou ainda o encantamento das belezas de Colares. Todos acabam sendo lugares únicos que valem a pena ser compartilhado”, ressalta.
Esse trabalho de captar o que de melhor o Pará tem é uma espécie de declaração de amor de Fernando ao Estado que o acolheu quando aqui chegou ainda pequeno. “Posso ter nascido em Belo Horizonte, mas meu coração é 100% paraense. O pouco que conheço desse Estado me motiva a conhecer muito mais. Vim morar aqui ainda criança e, de lá pra cá, meu amor por essa terra só cresceu”, destaca.
É por isso que resolveu criar o site Expedição Pará, que será lançado no início do ano que vem. Nele, Fernando pretende divulgar não só as imagens que vem captando ao longo dos anos, mas também quer dar espaço às pessoas que estão desenvolvendo trabalhos ou projetos em prol do Estado. Quer ver contada a história dessa gente. Quer divulgar o que pouco se vê na agenda atual da mídia, mas que é de importância fundamental para comunidades em geral.
Com o lançamento do site, Fernando vive a expectativa de atrair investidores, parceiros que também queiram mostrar um Pará ainda pouco explorado. Por enquanto, as viagens ainda estão sendo custeadas por ele, mas acredita que esse cenário mudará em breve.
“O Expedição Pará faz um mapeamento turístico e cultural do Estado. É um trabalho desafiador. Nossa equipe precisará de apoio para compartilhar mais localidades. Mesmo sabendo das dificuldades, acredito no projeto e confio que mais pessoas também acreditarão, pois vale a pena mostrar para o mundo o que o paraense está cansado de saber. Que o Pará é muito lindo!”, exalta.  
Serviço
Exposição “Expedição Pará” no mall central e no subsolo do IT Center (Avenida Senador Lemos, 3153). Visitação de 09 às 21horas. Informações:(91) 3201-2007.