JC destaca minha participação em feira

Está acontecendo em Santarém, no Baixo Amazônas, o Salão do Livro, organizado pelo Governo do Estado e o site do Jornal de Capanema inseriu matéria sobre o evento literário que com muita honra, meu nome está inserido. Meu livro Inspirações Versatilizadas é ium dos títulos presentes no estande do Escritor Paraense.





Paulo Vasconcellos no Salão do Livro do Baixo Amazonas 

O livro Inspirações Versatilizadas está representando a literatura capanemense em Santarém, num dos eventos mais frequentados da região Oeste do Pará. A obra de Paulo está exposta no estande do Escritor Paraense e de acordo com Cláudio Cardoso, coordenador da exposição, títulos de outros autores estão também a disposição dos leitores. Segundo ainda Cláudio, o Livro Inspirações Versatilizadas foi adquirido na Feira por pessoas que disseram ser de Capanema, fator que deixou o escritor Paulo Vasconcellos bastante satisfeito. 






Salão do Livro chega à Santarém pelo oitavo ano consecutivo. Programação integra atividades de extensão da Feira Pan-Amazônica do Livro.


Pelo oitavo ano consecutivo, a cidade de Santarém,  Oeste do Pará, recebe o Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas, que começa no dia 6 de novembro, às 19h, no parque da cidade Espaço Pérola Tapajós, com a apresentação da Orquestra Municipal de Santarém. A previsão para este ano é a de que um total de 120 mil visitantes acompanhem a programação, que inclui - além da comercialização de 100 mil títulos - oficinas de leitura, apresentações teatrais, exibição de filmes, conversa com escritores, entre outras, até o dia 15, data do encerramento. O Salão é realizado pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura - Secult-Pa,, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santarém.
Na programação estão Encontros Literários com escritores paraenses e nacionais, Papo-Cabeça, oficinas, lançamentos de livros e atrações culturais e musicais. Haverá uma programação específica sobre o país homenageado, como a palestra “Integração Cultural Japão Pará”, com a fotógrafa e artista plástica, Makiko Akao e a exposição Japanamazônia. Uma das homenagens ao escritor Ariano Suassuna será a apresentação do filme “O Auto da Compadecida”, seguido de uma palestra sobre o assunto com o jornalista Tito Barata.
Escritores
Já marcaram presença no evento escritores paraenses como: Antônio Juraci Siqueira; Heliana Barriga; Paulo Silber, Luciana Brandão, Neucivaldo dos Santos, Domingos Diniz, Eduardo Maurício Fonseca, Jairo Linhares, Odenildo Sousa, Vicente Filho, Pedro Guilherme, Elisanha Duarte, Anneli Valério e os escritores de renome nacional, Júlio Maria, autor da biografia da cantora Elis Regina e Jamil Damous. Segundo o Secretário de Cultura de Santarém, Raimundo Nonato Aguiar, os escritores locais também terão importante participação nesta edição. “Nossos escritores estão animados para o evento, autores como Domingos Diniz e Jussara Saldanha, vão lançar seus livros no Salão”, anima-se.
Um desses escritores é o santareno Neucivaldo dos Santos, que vai apresentar seu mais recente livro no Encontro Literário. A obra já é utilizada pelas escolas da Região do Baixo Amazonas para o incentivo da leitura. Segundo o autor, “Fotopoema: a imagem que não foi revelada, o poema que não foi escrito” é uma espécie de Haikai moderno. “Essa ideia surgiu diante o imediatismo da internet, quis trazer a leitura rápida, mas sem perder o conteúdo”, explica.
Na programação musical, o Salão do Livro, com o apoio da Imprensa Oficial do Estado, vai contar com a participação da escritora, compositora, contadora de história, cantora e atriz, Bia Bedran, apresentando o musical infantil “Fazer um Bem”. Na ocasião, ela vai celebrar, juntamente com o público, seus 60 anos de vida e 42 de carreira. “Vou considerar este show como meu presente, há alguns anos estive no Salão, e foi uma viagem incrível, mas não tinha publicado tantos livros. Este ano, lançarei cinco”, revela.
Para que estudantes possam acompanhar a programação do Salão, as Unidades Regionais de Ensino - UREs, da Secretaria de Estado de Educação - Seduc, incentivam a participação das escolas. “Esperamos um grande público do Baixo Amazonas, porque o Salão do Livro já faz parte do calendário anual, as pessoas já aguardam e recebemos visitantes dos municípios vizinhos, como Óbidos e Oriximiná”, afirma a coordenadora da Feira Pan-Amazônica do Livro, Andressa Malcher.
Serviço: VIII Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas, de 6 a 15 de novembro. Local: Parque da cidade Espaço Pérola Tapajós. Horários de funcionamento: segunda a sexta-feira, de 9h às 22h; aos sábados, domingos e feriados, de 15h às 22h.