A cultura nas ondas do rádio






Já se vão 3 anos e alguns meses que quinzenalmente me sento em uma cadeira colocada ao redor da mesa literalmente redonda que fica no estúdio da rádio Antena C e ao meu lado estão sempre alguns confrades da Academia Capanemense de Letras, quando na oportunidade, falamos de cultura e suas essências. O local é propício para as reflexões sobre poesia e seus derivados e quando soltamos nossas vozes, somos modestos em dizer que ali é um lugar de aprendizado. Isso é mais do que correto.
Posso sintetizar o máximo quando me referir a cultura, todavia, como todo poeta, quando começo a falar ou escrever, não tenho controle e assim fazem meus pares. Geralmente divido a apresentação do programa “Letras e Artes em Foco”, com meus colegas: Samuel Alencar, Rosilda Dax e Madalena Oliveira, sendo que outros também participam em sonoras feitas durante os eventos da Acla. O último programa que apresentamos, dedicamos ao Dia do Poeta , comemorado em 20 de outubro e receemos como convidado especial,  o poeta Pedro de Melo que apresentou seu livro de poesia infantil e assim a comunidade ficou sabedora do passo importante dado por esse artista.
O programa acontece as sextas-feiras, sendo elas alternadas e sempre estamos lá falando de arte, de cultura e até de outros assuntos, pois foi com esse intuito  que procuramos a direção da rádio Antena C para desenvolvermos o programa que tem também um  grande parceiro que é o radialista Jucivaldo Gomes, responsável pela operação e edição de áudio. Tudo perfeito, tudo nos conformes, tudo do jeito como manda o figurino, uma vez que fomos designados pela ACLA para esse trabalho que tem repercutido bastante, graças a uma infinidade de ouvintes que prestigia e quando possível, interage conosco.
Cada programa que participo como apresentador, uso um estilo diferente e considero-me bem versátil para essa missão, modéstia à parte. O rádio é um instrumento de bastante poder e falar para o público não é tarefa fácil, contudo, a experiência tem nos proporcionado condições para isso. Sendo assim, vou grafar uma frase que resume tudo o que o rádio significa para mim e para muita gente: “Brasileiro não vive sem rádio”.