“Brincanças” garante a festa da criançada



Com diversão garantida e muita gargalhada, o Grupo Engrenagem leva para o palco da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra) o espetáculo “Brincanças”, com direção de Marcelo Villela. São três anos de teatro do Grupo Engrenagem, levando muita diversão para o público paraense. A encenação acontece nos dias 16, 17, 18, 23, 24 e 25 deste mês, no auditório da Fibra. Os ingressos custam R$ 20, com meia-entrada para estudantes. 
Boa parte das pessoas nem percebem, mas muitas das situações cotidianas pelas quais elas passam podem se transformar em algo engraçado, digno de uma cena de comédia. E foi a partir dessas ocorrências do dia a dia que o espetáculo Brincanças foi construído. 
Originado a partir de uma pesquisa sobre a linguagem do clown - clown se traduz por palhaço, mas as duas palavras têm origens diferentes. Palhaço vem do italiano e se relaciona, geralmente, à feira e à praça; já o clown refere-se ao palco e ao circo. Mas, na linguagem do espetáculo, as duas palavras confluem em essências cômicas) desenvolvida pelos atores Kevin Braga e Patrícia Zulu, o espetáculo mostra cenas cômicas extraídas do próprio cotidiano das pessoas. “O espetáculo foi criado a partir de observações e vivências de cada um de nós. Observamos o nosso comportamento e também dos outros”, conta Patrícia Zulu. Em “Brincanças”, a atriz interpreta a palhaça Lilica Tricia Tri Tri, já o palhaço Dois de Paus, interpretado por Kevin Braga. 
Brincanças é a relação vivida por dois palhaços de personalidades completamente diferentes. O mundo de diversas atividades cotidianas são brinquedos e brincadeiras para esses palhaços. Nunca antes foi tão divertido brincar com a vida a única regra é se divertir com tudo e com todos. Dois de Paus é um palhaço antipático, nojentinho, mandão, correto. Sempre com seus lenços e sua amada galinha, detesta gente simpática. Quer sempre ser o centro das atenções e adora brincar com todos. Lilica Tricia Tri Tri é uma palhaça carinhosa, atrapalhada e muito amorosa, que não mede esforços para atrair atenção de todos, uma vez que deseja que todas as pessoas do mundo sejam suas amigas. É pura de coração e possui uma ingenuidade que muito não se vê hoje. É louca por doces e adora brincar. Ao desdobrar do espetáculo, coisas simples como conhecer um amigo novo, o primeiro amor, competir em jogos e cozinhar vão tornando-se brincadeiras complexas e divertidas de ver e participar.
Patrícia Zulu conta que o foco mesmo é divertir. “O público poderá se divertir bastante, pois o espetáculo trata dessas pequenas situações do cotidiano, que podem conter situações absurdas, e ninguém percebe. Podemos nos divertir até nas tarefas mais chatas, como limpar a casa, por exemplo, e o público poderá se reconhecer na Lilica e no Dois de Paus, o que será ótimo”. “Convenhamos, nada melhor que um espetáculo de palhaço, com muitas gargalhadas, para comemorar esse terceiro aniversário”, diz Kevin Braga.