Habib faz concerto no MEP


O governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, do Sistema Integrado de Museus e Memórias, e do programa de música “Bravíssimo!”, do Museu do Estado do Pará, vai apresentar no próximo dia 16, às 20 horas, na Sala das Artes do MEP, o concerto de violão de Salomão Habib “De Villa Lobos a Tó Teixeira”. A entrada é gratuita.
Considerado uma das mais expressivas referências do violão, graças aos elementos de vanguarda para a época inseridos na estrutura composicional de suas peças, Villa Lobos criou uma espécie de nova era do violão brasileiro, construindo uma ponte indelével entre o erudito e o popular, que lhe concede a genialidade dos grandes mestres. No concerto realizado por Habib, prelúdios, estudos e peças da “Suíte Popular Brasileira”, originais para violão, vão compor o mosaico de sonoridades do grande mestre brasileiro.
Resguardando as proporções de estudo e acesso aos grandes centros escolares e numa realidade infinitamente diferente de Villa Lobos, Tó Teixeira, um compositor genuinamente paraense e contemporâneo de Villa Lobos, tem uma preciosa obra.
Nascido no bairro do Umarizal, sem nunca ter frequentado a escola de música, o menino Tó cresceu aprendendo as lições de vida do pai, Antonio Teixeira, ferreiro e flautista, regente de conjunto de “pau e corda”. Tó instruiu-se, lendo os livros que restaurava em sua pequena loja. Compôs as mais significativas peças populares de uma Belém bucólica e romântica de cadeiras nas calçadas e serestas frequentes que embalavam os corações da gente. Valsas, choros, bambiás e carimbós, ilustram bem a musicalidade deste outro gênio do violão.
Fechando o concerto, haverá a estreia mundial da série “Toadas Ribeirinhas”, de autoria de Salomão Habib, onde serão mostradas as três primeiras peças da série. “São músicas alusivas aos homens de beira-rio, músicas dolentes, plangentes, que evocam a atmosfera do cair da tarde quando o caboclo retorna ao lar e se senta para contar histórias de sua vida para os filhos”, observa Habib.