Rock Rio Guamá ganha sua 8a edição

O Festival Rock Rio Guamá sai da UFPA e se estende para a periferia de Belém e, outros municípios do estado. O lançamento do Circuito “Rock Rio Guamá” ocorre sábado (17), às 17h, no Tábuas de Maré. Não serão cobrados ingressos, o público pagará quando puder. Em outubro, o lançamento foi realizado nos municípios de Capanema e Bragança.
O “Rock Rio Guamá” teve início na década de 80, por meio de uma iniciativa de estudantes e artistas locais. Surgiu como um projeto do Diretório Central dos Estudantes (DCE), com o objetivo de dar oportunidade às bandas de rock compostas por alunos da UFPA, a possibilidade de estarem na cena musical da cidade, se apresentando dentro do Campus Guamá, para a comunidade universitária e interagindo com artistas e bandas convidadas. Por ter surgido como parte do movimento estudantil, sempre teve como marca registrada a música autoral, a autonomia e a cultura de resistência.
Hoje, o festival caminha para a sua 8ª Edição, estando neste ano com uma nova roupagem e sob uma nova organização, o Coletivo Rock Rio Guamá 2015. Composto por alunos de graduação e pós-graduação da UFPA, o coletivo, apresenta a proposta de incentivar o intercâmbio e profissionalização de novos e antigos artistas, alunos, técnicos e professores, com oficinas e mesas de debate, além da troca cultural proporcionada pelas atividades realizadas ao longo do Circuito.
“A proposta de transformar a 8ª Edição do “Rock Rio Guamá” em um Circuito Cultural, se deu pela necessidade de estender as atividades e criar uma permuta entre os espaços de Belém, Capanema e Bragança, junto com a comunidade”, conta o organizador do circuito, Geovane Máximo.
Circuito
A proposta do Coletivo Rock Rio Guamá 2015 é, por meio da integração de discentes e artistas locais, produzir na UFPA uma programação musical diversificada e alternativa, principalmente baseada no trabalho dos novos e antigos grupos culturais da cidade de Belém e do interior do estado. O Circuito reforça a sua identidade de festival de música independente que abriga diversos gêneros musicais: rock, reggae, hip hop, carimbó, samba, chorinho, música eletrônica e muito mais. Uma programação vasta para todos os gostos. Além disso, serão agregadas outras atividades como: exibições de filmes, exposição fotográfica, performances transmidias, feira gráfica e oficinas.
O Circuito “Rock Rio Guamá” busca contribuir para a formação e qualificação do público, sendo uma oportunidade de democratização do acesso à arte e cultura, para comunidades dos bairros periféricos de Belém e do interior do estado.