Fãs festejam aniversário de Maurício de Souza




Criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa completou 80 anos ontem e recebeu homenagens de fãs em redes sociais, muitas delas citando a época em que, na infância, liam os gibis do cartunista.
“Melhor que Marvel”, escreveu Eduardo Brito (@EduardoBonJovi) no Twitter, citando a editora americana de quadrinhos como “X-Men”, “Os Vingadores”, “Homem-Aranha”, “Capitão América”, “Thor”, “Homem de Ferro”, “Hulk” e “Quarteto Fantástico”, dentre outros. O criador da Marvel, Stan Lee, também foi lembrado (e perdeu) na comparação.
Já César (@SorNuwanda) comprou “briga” para defender Mauricio: “Estou numa discussão onde meu objetivo é provar que o Mauricio de Sousa é melhor escritor que o Frank Miller. Ganhando, óbvio”. Um dos autores de quadrinhos mais cultuados do mundo, o americano Frank Miller é famoso por HQs como “Cavaleiro das Trevas”, “Sin city” e “300”.
Alguns fãs elogiaram a aparência jovem de Mauricio de Sousa. “Dá para entender sua aparência jovial pela turma da Mônica. Tudo velho com cara de criança”, escreveu Mayke Vieira (@MaykeVieira1). 
Fãs ilustres também celebraram a data. O canal oficial da Turma da Mônica no YouTube publicou, na véspera do aniversário, vídeos enviados pelo jogador Neymar e pelos apresentadores do Fantástico, Tadeu Schmidt e Poliana Abritta. Na edição de 11 de outubro do programa, os dois ganharam versão em animação criada pelo próprio Mauricio de Sousa.
“Quando eu me vi na TV, em formato de Turma da Mônica Toy, levando uma coelhada da Mônica e depois ganhando um beijinho da Mônica e da Magali, me deu uma felicidade que foi inesquecível”, afirmou Tadeu Schmidt.
Já Poliana Abritta disse: “Que a vida te devolva tudo que você proporciona pra gente com as suas lindas histórias, com o teu ótimo humor e com a tua imaginação”. Além deles, Claudia Leitte, os integrantes da dupla Victor e Leo e o cartunista argentino Quino (“Mafalda”) mandaram mensagens.
Conterrâneo de Quico, o cartunista Liniers (“Macanudo”) fez um desenho que mostra dois de seus personagens entregando um bolo ao colega brasileiro, que aparece de mãos dadas com Mônica.
Em 2013, na época em a primeira tira da Turma da Mônica completou 50 anos, Mauricio de Sousa reconheceu em entrevista que a ideia inicial não era falar com o público infantil. “Eu não desenhava para criança, mas para o leitor do jornal, que a gente entendia como um adulto”, disse.
Para ele, o sucesso do trabalho se deve à identificação dos leitores. “Todo mundo conhece um Cascão, já foi a Magali, tem um momento Mônica, umas mancadas iguais ao Cebolinha, sonha com um lugar aprazível onde mora o Chico Bento...”