NO SESC: Animação francesa em Belém

O Tronco de Natal é um dos seis curtas da programação
Para celebrar o Dia Internacional da Animação, Belém recebe o festival internacional de animação francesa, a Fête du Cinéma d’Animation.  A iniciativa é da Associação Francesa de Cinema de Animação (AFCA), coordenada no Brasil pela Cinemateca da Embaixada da França. Na cidade, a programação é promovida pela Aliança Francesa de Belém, em parceria com o Centro Cultural Sesc Boulevard no dia 28 a partir das 18h. O evento, que acontece todos os anos simultaneamente em 100 cidades na França e em 30 países, acontece pela segunda vez na capital paraense. A entrada é gratuita.
Em Belém, o festival conta com a apresentação de seis curtas franceses dublados em português, que prometem envolver o público do início ao fim do festival. O primeiro deles, “Cul de bouteille” ou “Fundo de Garrafa” (2010), de Jean-Claude Rozec, narra a história de Arnaud, que recebe a terrível notícia de ter miopia grave. O garoto, que agora precisa usar uma armação de óculos com lentes tão densas que parecem um fundo de garrafa, prefere o mundo pouco claro da sua miopia povoado pela sua imaginação. 
Já o curta de Stéphane Aubier e Vincent Patar, “La Bûche de noël” ou “O Tronco de Natal” (2013), retrata o drama de Índio e Caubói, que mesmo animados com o Natal, acabam sendo culpados pelo cancelamento dos presentes do Papai Noel, quando destruíram o Tronco de Natal no qual Cavalo estava dando os últimos retoques.