A Nudez do Miritina na Fiepa

Esculturas de Francelino Mesquita ganham mostra a partir de hoje



Foi da árvore do Miriti que o artista visual Francelino Mesquita extraiu a matéria prima necessária para criar as mais de 35 esculturas da mostra “A Nudez do Miriti”, que abre hoje. A exposição valoriza o elemento de maneira natural, sem pinturas ou enfeites, e pode ser vista até o dia 30 de agosto, no Espaço Cultural do Sistema Fiepa, das 8h às 18h, exceto aos finais de semana.
A mostra leva para o público uma série de esculturas de miriti que exploram as formas geométricas em perspectivas e combinações abstratas. A partir do manuseio habilidoso do material, Francelino sempre cria esculturas de grandes dimensões e que dão outro sentido à matéria prima, tradicionalmente usada para a confecção de brinquedos. “Ao longo de minha carreira tenho apresentado esculturas de miriti em sua forma mais natural, sempre explorando novas possibilidades desta matéria prima”, explica ele.
Natural de Belém, o artista trabalha com miriti há 18 anos e conta que a leveza, a beleza e a plasticidade artística do elemento são as características que mais o encantam. Francelino explica, ainda, que por meio de seu trabalho busca proporcionar um maior contato com a natureza, além de explorar opiniões, ampliar visões e inspirar pessoas por meio de sua arte. “É o que me faz um verdadeiro artista”, afirma.

Fonte: Site de O Liberal Online (Texto e imagem)

Nenhum comentário