Gastando a Bola - Por Paulo Vasconcellos




Manobras que prejudicam o Futebol Papa-chibé

Reservar aspectos credenciados por situações vexatórias  passou a ser ordem do dia nos bastidores do futebol paraense, depois da paralisação provocada por recursos do Santa Cruz de Cuiarana. Os Méritos julgados fazem parte de uma atividade normal, dependendo de cada situação, mas infringir algumas regras torna inviável a manutenção do cumprimento de um regulamento anteriormente aprovado que foi literalmente alterado, causando muitos transtornos.
 Quando se pensava que os recursos, jurídicos seriam mantidos pelo Santa Cruz, sua diretoria resolveu se arrepender e retirar o processo que tramitava nos tribunais, ocasionando dissabores e indignações. O tempo passou e a parada prejudicou o calendário que agora está apertado, precisando que seja acelerado e então ser conhecido o campeão do turno e assim por diante. A maior tristeza atribuída a tudo isto, mostra que a superficialidade apareceu como elemento complicador, provando que muitas vezes faltam pulsos fortes aos dirigentes que em vez de tomarem decisões acertadas, cometem irregularidades e depois ficam a mercê de apadrinhamentos.
 Considerando que os problemas extra-campo são comuns no futebol, leva-se em conta que ainda falta maturidade para alguns dirigentes, sendo que eles precisam entrar em regime de reciclagem, pois só assim podem chegar ao ponto do equilíbrio  Como não existem "Deuses" do futebol, o imaginário se apresenta como álibi para servir de parâmetro  sem recusas para quem quer ser administrador de uma segmentação que precisa obter resultados satisfatórios, não apenas nos gramados, mas também na consciência de que a seriedade é o ponto a ser alcançado.

Em tempo -  A Federação Paraense de Futebol em reunião realizada na segunda-feira 15, de comum acordo com os clubes, marcou a rodada de reinício do campeonato, conforme segue:  -  Sábado (20) Remo x Paysandu, no Mangueirão e domingo (21) Tuna x Paragominas, no Sousa.

O autor é cronista esportivo em Capanema.