Lamentos, reclamações e decepções




Sonhar não é pecado e então, vou sonhar um pouco... Desde que começaram os manifestos sobre a instalação da UFNORPA em Capanema, esperei reações da classe política, mas infelizmente todos permanecem calados. Conversei com o deputado Eduardo Costa e pedi a ele que se mexesse sobre o assunto, ele até que falou em seu programa de rádio, revelando que vai lutar. Espero que as palavras ditas pelo  deputado não tenham se perdido nas micro ondas do rádio e ele realmente cumpra seu dever como representante da Região. Estou achando estranho o comportamento do prefeito Eslon, que tanto se esforçou para a vinda da UFRA para Capanema, em conjunto com o deputado Lúcio Vale, que no meu entendimento, Eslon deveria estar na frente de manifestos favoráveis a UFNORPA ou mesmo comentar algo sobre a UFRA.
Acredito que o prefeito ainda esteja estudando estratégias para se manifestar, entretanto o tempo urge e agora, o repórter 70 de O Liberal, joga um balde de água fria nas nossas cabeças, noticiando que o projeto do senador Flexa Ribeiro foi modificado e Bragança passa a ser a  preferência para a instalação da Universidade do Nordeste do Pará. Os vereadores de Capanema manifestaram interesse em formar comissão para ir a uma audiência com o  senador, mas tudo indica que ainda é plano a ser construído. Mais uma vez afirmo que o tempo urge. Alguns setores da sociedade civil estão tentando se mobilizar, mas falta alguém para encabeçar o manifesto.
O tempo urge. Os meios de comunicação (todos) deveriam dar espaços para destacar o assunto, entretanto, somente alguns estão fazendo isso. Como o tempo urge, peço encarecidamente aos colegas da comunicação (imprensa), que façamos linha de frente para colocarmos o assunto UFNORPA como prioridade, toda via, respeito a condição de cada um e faço esse pedido, colocando a sugestão como parâmetro. Enfim, precisamos fazer manifestos coletivos, caso contrário, ficaremos mais uma vez no saudosismo. Quero deixar bem claro que não tenho nada contra o município de Bragança, sendo que reconheço o empenho dos políticos de lá e lamento a falta de empenho dos políticos daqui.
O momento é preocupante, a UFNORPA está cada vez mais longe de nós e se não houver UNIÃO, vamos nos decepcionar com mais uma derrota. Meu manifesto é literalmente choroso, pois usei todas as minhas forças para tentar mobilizar a sociedade e quando me deparei com a notícia de O Liberal, sobre a mudança no projeto do senador, silenciei, fiquei cabisbaixo e dei a mão à palmatória. Contudo não vou esmorecer e buscarei as últimas forças, apelando para os políticos principalmente, ainda na esperança de que haja reviravolta no caso. No mais, deixo aqui meu recado, solicitando que os capanemenses de coração, lamentem junto comigo, mas reajam também, me ajudando a somar forças. Aos políticos (todos), dedico palavras que não os confortam, pois estão provando que ainda não encontraram o rumo certo para lutarem por uma Capanema melhor.  Minha decepção é grande e quem quiser ficar do meu lado, curta e compartilhe o meu DESABAFO! Paz e Luz! Assim seja!