A imprensa é livre


P de ponto, V de vista -  Por Paulo Vasconcellos
A época da ditadura militar deixou marcas que são lembradas por quem vivenciou e também por historiadores que usam argumentos para ilustrarem suas obras, mas as mágoas também fazem parte do contexto geral. Um dos exemplos que temos no Brasil atualmente é o da cidadã Dilma Rousseff, que depois de tanto sofrimento está sentada na cadeira mais importante do  País, comandando milhões de brasileiros e brasileiras. As marcas presentes  na lembrança de Dilma não impediram que ela, democraticamente fosse eleita presidente da República Federativa do Brasil. E no dia de sua posse, fiquei atento ao discurso proferido por ela, passando naquele momento a acreditar ainda mais em suas atitudes.
Ainda me reportando à posse de Dilma, gravei na minha memória a analogia que ela fez ao parafrasear Martin Luther King: “Prefiro o barulho da imprensa livre,  do que o silêncio das ditaduras”. Encaixei essa frase em muitos de meus textos, por acreditar que a liberdade de expressão do cidadão, explícita na Constituição Federal , serve de encorajamento para a tomada de atitudes que permeiam o caminhar de todos nós. Minha gente: andar por caminhos limpos significa honrar o nome e preservar a cidadania em detrimento a democracia, fato que deveria ser absorvido por quem se dispõe a gerenciar o que é público. E assim, todos os dias nos deparamos com atitudes que nos entristecem, entretanto, se reagirmos através do poder que temos, certamente colheremos alguns frutos . Mesmo antes de me integrar ao setor imprensa, já acompanhava procedimentos de veículos de comunicação que buscavam as melhores informações para ofereceram às suas   clientelas razão pela qual, dá para se ter a exatidão de que a partir de quando foi instituída a primeira Constituição Brasileira  a imprensa exerce seu papel cidadão na sociedade.
Estamos na era moderna, no Século XXI, em pleno avanço da tecnologia, mais infelizmente ainda há quem use artifícios do tempo da idade da pedra, provando que recapitular é bom, mas se modernizar é bem melhor.  Da Constituição Federal nascem outras Leis e a de Liberdade de Imprensa é uma delas, que ampara os profissionais do setor, todavia pode advertir qualquer ato irregular que esse profissional venha a cometer. A crítica construtiva é um dos pontos culminantes para quem faz comunicação através da imprensa, cabendo a quem de direito , qualquer ângulo de interpretação. Há quem interprete de um jeito e reaja de forma grosseira, mas pelo o que consta nos termos conciliatórios, a modernidade transpõe qualquer tipo de reação, mas não obriga o cumprimento correto. Existe um “filme” que sempre é exibido por aqui, sem agrupar muitos espectadores, pois traz em seu roteiro, termos agressivos contra a imprensa, na tentativa de impedir o trabalho livre de quem se destina a informar os acontecimentos. No quesito interpretativo, podem ser consideradas essas atitudes como a de cercear a liberdade de imprensa, dependendo de onde vem o revide, pois  a mordaça não cabe em todas as bocas.
São intrigantes alguns atos que presenciamos e a resposta a ser dada, pode ser o silêncio, alimento que acalma os ânimos, mostrando que nem todos que vestem as roupas modernas para transmitir notícias de interesse público, usam termos sensacionalistas para defenderem seus interesses pessoais. Todo barulho representa algo em favor de quem estar desfavorecido e não tem a quem recorrer se não for a imprensa que abre espaços para  declarar publicamente o clamor de quem sofre e não é socorrido. Este relato não se trata de revide ou ato revanchista, pois não é a minha intenção, ferir conceitos ou pessoas. Estou sempre do lado da cidadania cobrando atos que fortaleçam a democracia, considerando que ser livre é ter liberdade de falar e apontar onde está doendo, caso contrário, o remédio não vai conseguir curar a enfermidade. A liberdade de imprensa precisa ser dita, escrita, falada, gritada e respeitada.  Que Deus seja Louvado. Paz e Luz, assim seja. (PV)