Festival de Ópera abre temporada




A cômica "Elixir de Amor" dá início ao festival, que terá obras de Verdi e Wagner
A abertura do XII Festival de Ópera do Theatro da Paz, nesta quinta-feira, dia 8 de agosto, traz para o público uma deliciosa comédia. "Elixir de Amor", com música de Gaetano Donizetti (1797-1848) e libreto de Felice Romani, tem direção musical e regência do maestro Emiliano Patarra, diretor musical do Teatro São Pedro, em São Paulo, que regerá a orquestra formada pelos músicos da Fundação Amazônia de Música (FAM).
Depois da estreia no dia 8, haverá récitas de "Elixir de Amor" também nos dias 10 e 12 de agosto, sempre às 20h. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Theatro da Paz.
O festival irá até setembro, com apresentação ainda das óperas "O Trovador", de Verdi, e "O Navio Fantasma", de Wagner. O encerramento será no dia 28 de setembro, com um grande concerto na frente do Theatro da Paz. A realização é do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria Especial de Estado de Promoção Social, Secretaria de Estado de Cultura e Academia Paraense de Música.
Tendo como mote a história de Tristão e Isolda e do amor eterno que os uniu depois que tomaram um elixir mágico, a ópera "Elixir de Amor" tem como protagonistas, a soprano Carmen Monarcha, que interpreta Adina, e o tenor Atalla Ayan, que vive o camponês Nemorino.
Ambos cantores paraenses de sucesso na Europa, estão contracenando pela primeira vez em uma ópera. Em 2006, Carmen estrelou "Iara", enquanto Atalla integrava o coro da ópera de José Malcher. Juntos pela primeira vez, eles estão entusiasmados.
"L’elisir d’Amore" estreou no Teatro della Canobbiana de Milão em maio de 1832. Numa época em que começava a se difundir e a imperar o gosto romântico pelos dramas trágicos, a longa tradição do gênero cômico, que atingira o auge com as obras de Rossini, denunciava sinais de crise.
A mudança no gosto e no estilo da linguagem melodramática apelava à construção de personagens com uma forte humanidade e profundidade psicológica, incompatíveis com a superficialidade dos caracteres e dos mecanismos típicos de uma ópera de enganos como era a tradicional ópera bufa italiana.
Com "O Elixir de Amor", Donizetti e Romani conseguem resolver o conflito entre os dois gêneros e acabam por reelaborar o estilo cômico combinando-o com o elemento sentimental. A inclusão de grande e autêntica expressividade emotiva constitui uma verdadeira inovação estilística aos paradigmas da ópera cômica italiana. Estes momentos, ausentes no libreto de Scribe, conferem aos seus personagens uma penetrante faceta humana.
ü Serviço
XII Festival de Ópera do Theatro da Paz. Venda de ingressos na bilheteria do teatro.
è Horários: segunda a sexta-feira - 9h às 18h.
è Aos sábados - 8h às 14h e aos domingos - 8h às 12h. Nos dias de espetáculo até às 20h.
è Mais informações: 91 4009.8750.