A arte de falar com o corpo

Bailarinos de todo o mundo festejam o Dia Internacional da Dança fazendo o que melhor sabem

Data para as homenagens aos profissionais da dança foi criada pelo Comitê Internacional da Unesco
Dança. Segundo o dicionário, é a arte de movimentar expressivamente o corpo por meio de movimentos ritmados. Mas, para os profissionais que atuam nessa área, o conceito vai muito além disso. Vista como um meio para adquirir conhecimentos, como opção de lazer, fonte de prazer, desenvolvimento, criatividade, comunicação e saúde, a dança, com toda a sua importância social, ganhou um dia inteiramente dedicado a ela. Hoje, pelo mundo todo, bailarinos, professores e admiradores desta arte festejam a data. 
Criado pelo Comitê Internacional de Dança da Unesco, a data homenageia o nascimento do bailarino, professor e ensaísta francês Jean-Georges Noverre (1727 - 1810). Bailarino e professor, ele ficou conhecido por ter escrito uma das obras mais importantes da história sobre a dança, Lettres sur La Danse ou “As Cartas Sobre a Dança”, em português. Para além da homenagem, a data também propõe aos artistas contemporâneos uma profunda reflexão sobre o fazer artístico e valoriza a sua diversidade, realça as suas especificidades e reafirma a sua importância.
“Nós já evoluímos muito. Muitos preconceitos foram quebrados, como por exemplo o homem na dança e a própria dança como profissão. 

Edição: Roberto Lisboa
Fonte: O Liberal

Nenhum comentário