Mulheres se juntam para empreender

ARTICULAÇÃO: "Mulheres da luz" produz castiçais e forma redes de empreendedorismo


Quando o Estádio do Mangueirão estiver todo iluminado por 60 mil velas, durante um dos eventos especiais do XVII Congresso Eucarístico Nacional (CEN), o sentimento será de dever cumprido entre as 400 participantes do projeto “Mulheres da Luz”. A Arquidiocese de Belém se prepara para sediar o congresso entre os dias 15 e 21 de agosto, mas os preparativos já estão em ritmo intenso. A iniciativa desenvolvida pelo Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), vinculado à Casa Civil, está mobilizando 40 entidades sociais da Região Metropolitana de Belém (RMB) para a confecção de 60 mil castiçais feitos de garrafa PET.
Mais do que produzirem as peças, o objetivo é estimular a atividade empreendedora das mulheres e ampliar a participação social delas nas comunidades em que estão inseridas. Daniele Khayat, diretora geral do NAC, conta que o projeto surgiu a partir de uma solicitação do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira. A proposta do núcleo é firmar parceria com as organizações e angariar apoio de empresas, estimulando uma rede de responsabilidade social. As 40 lideranças comunitárias selecionadas para integrar o trabalho estão passando por capacitações e têm a missão de recrutar pelo menos mais 10 pessoas.
Nesta semana, o grupo participou do curso Mulher Empreendedora, promovido pela Diretoria de Desenvolvimento Comunitário (Didesc) do NAC e ministrado pelo Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Pará). 

Edição: Roberto Lisboa
Fonte: O Liberal

Nenhum comentário